Colinas

Colinas inaugurou o “Caminhos Autoguiados”, na rota pelo interior

10/07/2018 - Colinas

Créditos da matéria: Assessoria de Imprensa

O município de Colinas recebeu a implantação do sexto Caminho Autoguiado do Vale do Taquari, denominado de “Caminhos de Colinas”. A inauguração aconteceu no domingo, dia 8 de julho, e reuniu cerca de 60 pessoas de diversas cidades para prestigiar um passeio que iniciou com abertura oficial e sessão de alongamento com o professor de Educação Física Alex Queiroz, da Academia Mais Vida. Após, uma caminhada de 13 quilômetros, contemplando a fauna, flora, cascatas, igrejas, arroios e casas antigas, almoço delicioso no Restaurante Quattro Fratelli Frozza. Durante o trajeto os caminhantes tiveram uma pausa para repor as energias na no Café da Colônia, localizado na Estação Ferroviária, e na Floricultura Léo, com direito a chimarrão, água saborizada e chá. O encerramento aconteceu na Praça dos Pássaros, ponto de saída do grupo, com a apresentação do Centro Cultural Morgenstern e o plantio simbólico de um canteiro de flores.

O projeto visa contemplar os 39 municípios da Região. Contabilizando, juntamente com Marques de Souza, Itapuca, Sério, Paverama e Travesseiro que já foram beneficiados, somando 84 quilômetros de caminhada. O objetivo é alcançar 500 quilômetros em todo o Vale. A próxima cidade será Coqueiro Baixo com inauguração em 19 de agosto. Em seguida, Roca Sales dia 2 de setembro.

Coordenada pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), a iniciativa prevê a instalação de um Caminho Autoguiado em cada município associado à entidade. Em Colinas, a iniciativa teve parceria do Passeios na Colônia, Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, e o escritório municipal da Emater/RS Ascar.

O Caminhos Autoguiados faz parte do Circuito dos Caminhos Internacionais da Natureza e tem o intuito de proporcionar aos caminhantes percorrer trajetos sem condutores, orientando-se apenas pelas placas de sinalização; oferecer exercícios para o corpo e a mente em trajetos por caminhos rurais; elevar a autoestima das comunidades visitadas; gerar renda através da comercialização de produtos coloniais e artesanato; proporcionar momentos únicos aos turistas e vivenciar conhecimentos entre moradores e caminhantes.

Para Alício de Assunção, coordenador do projeto, “o Caminhos Autoguiados, além de proporcionar que caminhantes possam percorrê-los em qualquer dia da semana, também fomentam a economia das localidades através da comercialização em agroindústrias, artesanato e divulgação das belezas naturais das localidades”, sustenta.

O prefeito de Colinas, Sandro Ranieri Herrmann, entende que o projeto tem extrema importância na divulgação turística de Colinas. "Através do Caminho Autoguiado os munícipes, turistas e visitantes que por aqui passarem poderão se encantar com as belezas naturais, delícias gastronômicas e conhecer o que há de melhor na Cidade Jardim, um município repleto de potencial a ser cada vez mais explorado", enaltece.

Interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone 99583-2672 ou pelo e-mail valenews@certelnet.com.br. O trajeto autoguiado é gratuito e com a presença de guia sai em torno de R$ 100,00.


Leia Também

Ary Herrmann ganha comenda João de Barro

31/10/2018

Homenagem é entregue aos destaques das regiões tradicionalistas

Caminhada do Sol Poente e Lua Cheia é sábado em Colinas

26/10/2018

Serão percorridos dez quilômetros por caminho junto da ferrovia


Workshop Musical marcará atividade do Outubro Rosa e Novembro Azul

16/10/2018

Evento ocorre neste sábado, dia 20 de outubro, em Colinas

Colinas promove 1º Festival de Primavera

16/10/2018

Evento ocorre neste domingo, dia 21 de outubro