Colinas

Colinas recebe centelha do Fogo Simbólico

A centelha foi conduzida pela Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul

22/08/2018 - Colinas

Colinas foi palco na tarde desta segunda-feira, dia 20 de agosto, da cerimônia da chegada do Fogo Simbólico da Pátria. Em função da chuva, a cerimônia de recepção ocorreu na quadra esportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ipiranga. A centelha foi conduzida pela Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul e deu início aos preparativos para a Semana da Pátria 2018. O tema nacional em 2018 da 81ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria é o Projeto Rondon -  Há meio século semeando o civismo. O  tema estadual é o centenário do Tribunal da Justiça Militar do Rio Grande do Sul. Da Cidade Jardim, o grupo da Liga da Defesa Nacional seguiria levando o fogo simbólico para outros municípios.

A centelha foi entregue pelos representantes da Liga Nacional de Defesa ao prefeito Sandro Ranieri Herrmann, que teve a incumbência de acender a pira. Em seu discurso, ele exaltou que o momento busca promover a brasilidade e instigar o exercício da cidadania. “A chama, aqui no município, busca promover este espírito, fazendo com que o patriotismo ressurja em cada um de nós a fim de fazer do local onde vivemos e do nosso país melhor a cada dia”, enalteceu.

Ainda participaram da solenidade a vice-prefeita Regina Beatris Sulzbach; presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Fabiel Adolfo Zarth; vereador Mirno Edisson Gallas; secretários municipais Aline Horst, Marco Aurélio Rohr e Alécio Weizenmann; servidores públicos; secretário da junta de Serviço Militar, Gildor Bergesch; Brigada Militar; alunos; professores; diretores de escolas e a comunidade. A Banda Marcial participou da cerimônia com entoação dos hinos nacional e estadual. A centelha ficará acessa no município até o dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil.

História

O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937, como ideia de um grupo de patriotas no Estado, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início à evolução do homem. Levada a ideia à Liga da Defesa Nacional, foi acolhida com muito entusiasmo, sendo complementada com o acréscimo de que o Fogo Simbólico da Pátria deveria percorrer o território nacional, numa corrida do Fogo Simbólico da Pátria. Assim, em 1938, foi realizada uma pequena corrida, num trecho de 26 quilômetros, entre Porto Alegre e Viamão, constituindo-se na 1ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria.

O homenageado

O Projeto Rondon, sob coordenação do Ministério da Defesa, é uma ação interministerial do Governo Federal realizada em coordenação com os governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

O projeto prioriza, assim, desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com, a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

A ideia de levar a juventude universitária a conhecer a realidade brasileira e a participar do processo de desenvolvimento surgiu em 1966, durante reunião realizada no Rio de Janeiro, com a participação de universidades do então Estado da Guanabara, do Ministério da Educação e Cultural e de especialistas em educação.

O Projeto Rondon foi semeado em 11 de julho de 1967, quando uma equipe formada por 30 universitários e dois professores de universidades do antigo Estado da Guanabara, conheceram de perto a realidade amazônica no então território federal de Rondônia. A primeira missão teve a duração de 28 dias.


Leia Também

Fantástico Caminho dos Contos revela a magia das estórias

25/09/2018

A atividade iniciou dia 18 de setembro e segue até dia 6 de outubro

Posto de Saúde de Colinas estará aberto aos sábados

19/09/2018

Serão realizados exames citopatológicos e vacinas


Jardim de Josiane e Sidnei Holz é eleito o mais bonito de Colinas

18/09/2018

A divulgação ocorreu durante o 27º Blumentanzfest – Baile das Flores, no sábado, dia 15 de setembro

Ex-prefeito de Colinas é condenado a 14 anos de prisão

14/09/2018

Além de Gilberto Keller, a ex-primeira dama Cristiane Keller, uma vereadora e uma servidora também foram condenadas