Variedades

Como realizamos as ações em nossas vidas?

Coluna da consultora Geisa Dal Magro

27/12/2019 - Variedades

Na maioria das vezes, pensamos e executamos, nesta ordem, assim, respondendo à pergunta, a maior parte das ações que executamos, excluídas aquelas impostas por instintos que não controlamos, é precedida de reflexão e planejamento, mesmo nas tarefas mais simples. Desta forma, o sucesso de qualquer ação, seja ela individual ou coletiva, é facilmente alcançada quando há reflexão e programação prévia.
Os planos não garantem o êxito, mas sem eles fica difícil ou mais custoso atingir os objetivos, portanto, não elimina riscos, mas, mostra mais racionalmente em que riscos se vai incorrer.

Controle x feedback

Lembre-se sempre dos aspectos de controle e feedback (realimentação de informações), pois o planejamento deve ser sistematicamente atualizado, para que possíveis desencontros entre o que foi planejado e o caminho que se está seguindo possam ser realinhados. Esses procedimentos são necessários para que o planejamento seja um instrumento eficaz no processo de gestão econômica e financeira.

Bússola para os objetivos

Não deveríamos considerar o planejamento como expressão daquilo que acreditamos que venha a ocorrer, mas, ao contrário, devemos considerar como objetivo realizável, uma bússola pela qual podemos nos manter o mais perto possível do curso traçado.
O planejamento compele um estudo dos seus problemas e estimula o hábito da investigação cuidadosa antes que se tomem as decisões. Uma vez completados os estudos e tomadas várias decisões, o planejamento servirá como uma declaração de princípios, baseada nos esforços conjuntos de todos os interessados.
Em resumo, o planejamento pode:
- Projetar resultados das operações;
- Auxiliar na visualização da situação financeira, permitindo traçar fontes de financiamento para as operações;
- Possibilitar a análise da performance a ser alcançada, proporcionando a reorientação das operações ao longo da execução.
Os objetivos fixados no planejamento serão visualizados nos resultados alcançados pelas operações executadas, comparando-os com parâmetros previamente traçados.

Consultoria

Hoje em dia, o mercado possui grandes profissionais de consultoria que são capazes de ajudar o empresário a ter a visão da própria empresa de uma maneira diferente, olhando pelo lado de fora, possibilitando visualizar tudo o que está acontecendo de errado. Esse conhecimento oferecido por um profissional pode ser o primeiro passo na direção do sucesso.

* Consultora Geisa Dal Magro, especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria de empresas. Telefone 99170-1635 e e-mail geisa@geisadalmagro.com.br


Leia Também

Verão é na Sociedade Rio Branco!

24/01/2020

Mesmo que não é sócio da SRB pode desfrutar da sede campestre

Você sabia que zumbido no ouvido tem tratamento?

24/01/2020

Zumbido pode se originar em qualquer lugar entre a orelha interna e o cérebro


Inteligência de Negócio - BI MC

27/12/2019

Coluna do sócio-proprietário da MC Software, Cléber Holz

Como realizamos as ações em nossas vidas?

27/12/2019

Coluna da consultora Geisa Dal Magro