Estrela

Comunidade busca solução para ERS-129

Estrada é de competência do Daer e moradores querem a municipalização do trecho entre Linha Figueira e Bom Retiro do Sul

08/02/2019 - Estrela

A ERS-129, que liga a localidade de Linha Figueira, em Estrela, a Bom Retiro do Sul, mobiliza a comunidade em busca da municipalização do trecho. A estrada, de competência do Daer, é considerada uma das principais vias de escoamento da produção de leite, soja, milho e silagem. “No período das safras fica intransitável por conta da grande quantidade de caminhões. Desde novembro de 2017 não é colocado material nessa estrada”, comenta Regina Mallmann, uma das moradoras que está a frente da mobilização. Além dela, na primeira semana de janeiro mais de 60 pessoas participaram de uma reunião para definir as primeiras ações pela municipalização.

Uma comissão foi montada e um abaixo-assinado está sendo organizado para ser entregue ao município e Estado. O morador Samuel Wermann destaca que as condições da estrada atrapalham na profissão. “Eu sou prestador de serviço de máquinas e, às vezes, para se deslocar a Bom Retiro do Sul, por exemplo, tenho que passar por aqui e demora o dobro do tempo, é complicado.”

Ajuda do Legislativo

Na segunda-feira, dia  11, representantes da comissão de moradores vão ocupar a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Estrela em busca de apoio. “Desde que iniciei no mandato luto por essa estrada. Já fui várias vezes no Daer. Eles prometeram que até novembro do ano passado fariam algum trabalho, mas até o momento nada. Agora, os moradores querem juntar assinaturas dos parlamentares que se comprometerem com a causa e marcar uma audiência com o prefeito”, destaca o vereador Márcio Mallmann. 

O que diz o Daer

Em resposta ao caso, o Daer informa que “o governo do Estado está buscando os recursos disponíveis para que o fornecimento de material asfáltico seja normalizado, garantindo, assim, o ritmo desejado das obras rodoviárias. Não há como precisar um prazo, mas a demanda está sendo tratada com prioridade.”

 


Leia Também

Concurso Público para seis funções em Estrela

22/08/2019

Vagas para fiscal tributário; contador; biólogo, geólogo; engenheiro agrônomo e engenheiro ambiental, com salários entre R$ 2.745,97 e R$ 5.415,93

Reis e rainhas, frente a frente

21/08/2019

Mais de 4,8 mil peças foram movimentadas no 11º Torneio Estudantil de Xadrez de Estrela e etapa dos Jogos Escolares


Chromebooks começam a ser usados na Câmara

20/08/2019

Treze equipamentos foram disponibilizados a fim de reduzir os gastos com papel e agilizar os processos

Fogo Simbólico da Pátria chega a Estrela

19/08/2019

Solenidade ocorreu na manhã desta segunda-feira