Estrela

Confirmado investimento em dragagem do Rio Taquari

Ministro da InfraestruturaTarcísio Freitas destacou que serão realizadas melhorias no local e que Porto está sob análise

16/08/2019 - Estrela

Créditos da matéria: Ana Caroline Kautzmann

Em Pelotas, durante uma entrevista coletiva na segunda-feira, dia 12, o ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas, acompanhado do presidente Jair Bolsonaro e do senador Luiz Carlos Heinze (Progressistas), confirmou prioridade de investimentos para a Lagoa dos Patos e também para o Rio Taquari, destacando a importância e o potencial do transporte hidroviário.

“Vamos priorizar a dragagem da Lagoa dos Patos, assim como a do Rio Taquari. Vamos refazer as eclusas que estão com problemas, e isso é uma coisa que já estamos combinando recurso com a bancada do Rio Grande do Sul”, disse. Ele destacou ainda a relevância do transporte hidroviário. “Temos um potencial muito grande para ser explorado e vamos investir”, afirma.

Quanto à concessão do Porto ao município, Freitas afirma que as tratativas entre Estado e a Prefeitura de Estrela estão adiantadas. “Está em análise no Ministério da Infraestrutura, em conjunto com a Antaq, uma forma que permita a exploração do Porto por parte da municipalidade”, destaca.

Municipalização

Heinze, que também está articulando o movimento, afirma que trabalha junto ao ministro para concretizar a concessão do Porto de Estrela e também o de Charqueadas. “O controle será repassado para a prefeitura, para que eles possam licitar e trazer empresários dispostos a investir nos portos. Esses processos já estão em tramitação dentro da Secretaria dos Portos e do Dnit, onde o ministro já autorizou”, explica o senador.


Leia Também

Feira do Peixe de Estrela: segunda edição no sábado

23/01/2020

Com preço das carnes em alta, procura por opções como o peixe cresce e pedidos pela feira de Estrela também

Departamento pinta vagas de estacionamento e cordões de calçadas

23/01/2020

O trabalho dá continuidade as melhorias que iniciaram em novembro, então com a pintura da sinalização viária


Família pede explicações após morte de bebê no Hospital Estrela

22/01/2020

Isac Natalício da Silva havia sido levado para atendimento no domingo e foi liberado, vindo à óbito na segunda-feira

Smel convoca líderes para reunião do Intercomunitários 2020

21/01/2020

Encontro pretende formatar a 22ª edição da histórica competição esportiva entre comunidades estrelenses