Imigrante

Conheça alguns dos paraísos de Imigrante

Cascatas são opções para curtir o verão por aqui. Veja as dicas repassadas pelo município que esbanja belezas naturais

15/11/2018 - Imigrante

Os passeios em meio à natureza são a preferência de muitos quando o assunto é lazer. Além disso, quando o trajeto termina em uma cascata, o caminho e a chegada se tornam ainda mais recompensadores. Em Imigrante, a geografia favorece a existência de diversas quedas d’água, muitas até pouco conhecidas por conta da dificuldade de acesso.

Em contrapartida, algumas cascatas já se tornaram ponto de encontro para os moradores e visitantes nos finais de semana, e esse é o caso da Wasserfall, localizada na Linha Imhoff. Bernardo Horst tem 26 anos, mora com os pais agricultores a 500 metros do local e foi ali que aprendeu a nadar. “Moro aqui desde que nasci, sempre que reuníamos a família para alguma festa, terminávamos na cascata tomando banho e eu brincando com os primos, jogando bola”, conta.

O cenário continua após a infância, com uma programação um pouco diferente, mas que continua envolvendo a cascata. “Tem dias no verão que chego a vir três vezes, dou um mergulho e vou embora”, afirma.

Já Theillis Gasparotto, 21 anos, mora há apenas seis meses no município, mas já conhece a maioria dos locais. Além do namorado, que é natural da cidade, carrega consigo outra companhia, a filha Aurora, que deve nascer em fevereiro. “Moro perto da Wasserfall e assim podemos ir com frequência aproveitar o local. Assim que minha filha nascer, pretendo trazer ela para conhecer, porque a natureza faz bem para as crianças”, comenta.

Pontos para os turistas

O secretário municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, David Orling, afirma que a maioria das cascatas que possui facilidade no acesso, estão em propriedades particulares, mas que é permitido visitar todas. “O trânsito é livre, os proprietários sabem que é um patrimônio cultural, que preservado e cuidado em parceria com o poder público, está ali para ser visto e visitado como turismo”, diz.

Além disso, o secretário cita um projeto que já foi enviado ao Ministério do Turismo, que envolve o emplacamento de todos os pontos turísticos de Imigrante, incluindo as cascatas. “Um desafio é que este projeto é muito técnico e que tem um valor considerável, mas esperamos consolidar isso a partir do ano que vem. Temos muitos visitantes e queremos poder atender a todos, para que tenham informações, se sintam bem e consigam encontrar os locais”, conta. Orling também afirma que estão previstas outras ações para melhorar o acesso em algumas cascatas, que possuem difícil acesso e são mais voltadas ao turismo de aventura.

Aplicativo de turismo

Um aplicativo de celular, com geolocalização dos pontos turísticos de Imigrante, assim como informações incluindo hospedagem, gastronomia e calendário de eventos, será lançado em dezembro. “Quando as pessoas chegarem no município, já serão informadas do que tem próximo a elas para visitação”, comenta. 

Muitas cascatas de Imigrante não possuem ainda localização no Google Maps. Para conseguir chegar até os locais, é necessário pedir informações para os moradores das localidades ou entrar em contato com a secretaria responsável pelo telefone 3754-1130.

Cascata dos Bugres: o local fica em Linha Wilsmann. O acesso fica entre o Centro e o Bairro Daltro Filho. Possui localização no Google Maps, basta procurar pelo nome.

Barragem de Daltro Filho: antes da chegada à Gota Limpa, para quem vem do Centro de Imigrante, pega-se à direita. 

Recanto dos Imigrantes (cascata das Orquídeas): o local fica na Estrada Estrela, em Arroio da Seca Baixa, passando Colinas, antes da chegada a Imigrante. Há localização no Google Maps. 

Gruta de Nossa Senhora de Fátima: passa o Bairro Daltro Filho em direção  ao Vale da Harmonia.

Barragem Arroio da Seca: fica próxima ao ginásio do Esporte Clube Arroio da Seca (Ecas). Possui localização no Google Maps, basta procurar pelo nome. 

Wasserfall de Rosenthal: fica na Linha Rosenthal, passando Bairro Daltro Filho e o Complexo Esportivo Municipal. 

Wasserfall: cascata de Linha Imhoff. Para chegar até o local segue-se pela Avenida Doutor Ito João Snel, em direção ao Bairro Daltro Filho. Existem placas indicativas para o local.


Leia Também

Chance para ser premiado no Natal

14/12/2018

Campanha da Câmara de Indústria, Comércio e Prestadores de Serviços (CIC) vai entregar R$ 20 mil em vale-compras

Calendário de Imigrante 2019 começará a ser entregue

07/12/2018

Mais de 140 eventos estão previstos para o próximo ano na Terra dos Imigrantes


Lançado concurso Noite de Luz

30/11/2018

Inscrições estão abertas e moradores já decoram as residências e o comércio para concorrer

Nas feiras, escolas, entidades e residências

23/11/2018

Família de Imigrante produz morangos sem agrotóxicos há quatro anos