Estrela

Contratação de fiscal sanitário diverge opiniões

Projeto do Executivo foi aprovado, mas quatro vereadores foram contra

04/06/2019 - Estrela

Na sessão da segunda-feira, dia 3, o projeto de lei do Executivo que permite a contratação temporária de fiscal sanitário foi aprovado pelo Legislativo, com voto contrário de quatro vereadores.

Norberto Fell (PPS) foi um dos que votou contra e justificou que a função deveria ser exercida por profissional concursado. "Recentemente o município de Estrela assinou Termo de Ajustamento de Conduta assumindo compromisso com o Ministério Público para, de vez por todas, dar legalidade aos atos de admissão, entre eles, deste cargo de Fiscal Sanitário." Ele afirmou que há profissionais habilitados aguardando para assumir.

Diferente do colega, Felipe Schossler (PTB) foi favorável ao projeto e disse que seu voto é em favor das agroindústrias, que dependem deste serviço. Tiago Lehnen (PSDB) acompanhou o voto favorável pelo mesmo motivo, assim como o líder do governo, Ernani de Castro (MDB). A vereadora Débora Martins (MDB) votou contra pelo fato do município ter uma banca de concursados que aguarda chamamento para o cargo. "Não existe diferenciação para fiscal sanitário da agricultura ou da saúde, é único."

Volnei Zancanaro (PR) também foi contrário ao projeto do Executivo, assim como Darlã Bellini (PSB). "Se temos concurso aberto, sou da opinião que temos que chamar o concursado", disse o vereador.

Prevenção contra mosquitos

O vereador Felipe Schossler (PTB) chamou a atenção para o Levantamento Rápido de Índices para aedes aegypti (LIRAa) realizado em todo o território nacional. De acordo com ele, são realizadas visitas de agentes de saúde nos bairros para efetivar trabalho de conscientização. "Eles estão devidamente identificados com colete e crachá e orientam para não deixar água acumulada, que é onde ele se reproduz. É importante que cada um faça a sua parte, agora chega o inverno, mas as larvas não morrem. Prevenir é melhor que remediar." Schossler falou que não foram identificados focos de aedes aegypt, mas sim de um outro mosquito parecido.

Reconstrução de abrigo

Schossler também solicitou à CCR Via Sul a reconstrução do abrigo de passageiros próximo à entrada do Bairro São José, às margens da RSC-386. No último sábado, dia 1, a empresa que tem a concessão da via, iniciou o reparo na parada destruída por um caminhão em acidente. Na última semana, o vereador Marco Wermann (PV) havia solicitado a reconstrução da parada e a colocação de guard-rail no meio da pista, visando mais segurança a quem trafega no local. "Me preocupo muito e não sei como resolver isso a curto prazo", lamentou.

Telefonia rural

O vereador Márcio Mallmann (PP) falou sobre uma reunião realizada na tarde da segunda-feira, em que a pauta foi a telefonia rural no município. "Temos duas vias: participação parceria público- privada e a outra via seria privatizar o serviço, para que uma empresa assuma e faça os investimentos necessários. Como consumidor que tem a telefonia rural, acredito que o poder público consiga acompanhar o avanço tecnológico", afirmou. Contudo, ele disse que os usuários não podem pagar a mais, pois já foi investido muito no serviço. "Nós merecemos um sinal de internet de qualidade. Essa é nossa luta. Temos que ter a mesma qualidade no interior, como a disponibilizada na área urbana", cobrou.

IPE Saúde

Também na segunda-feira, o vereador Marco Wermann teve agenda com responsável interino do IPE Saúde, Paulo Gnoatto, e com o diretor administrativo-financeiro, Thiago Dapper, junto com prefeito Rafael Mallmann e o secretário Henrique Lagemann. "Encaminhamos documentação e um projeto votado no mês de fevereiro por esta Casa, mas simplesmente parece que ignoraram isso lá. Me causa estranheza e preocupação", relatou. Wermann disse que lembrou-os da proposta de cedência de servidor e do espaço, o que, segundo ele, vai ao encontro da necessidade do governo do estado. "Estamos entregando tudo de mão beijada, basta eles dizerem sim." O vereador informou que Mallmann pediu um retorno em 30 dias.

Riders

O vereador João Braun (PP) repercutiu e parabenizou o 4º MTB Riders, realizado no domingo, dia 2, em Estrela. "O evento já se consolidou como um dos maiores do ciclismo gaúcho. Foram mais de 550 ciclistas de mais de 60 cidades do estado que puderam conhecer as belezas do nosso interior e da nossa cidade." Ele comentou que em países desenvolvidos a bicicleta é muito mais levada a sério.

 


Leia Também

Orçamento de Estrela cresce 3,2%

13/09/2019

Proposta foi apresentada em audiência pública

600 são esperadas hoje para o 34º Sarau de Damas

13/09/2019

Evento ocorre na noite desta sexta-feira. Ingressos ainda estão à venda


Estrelense lança novo livro

13/09/2019

Obra de ficção “A Excursão” será apresentada nesta sexta-feira

IPE pode ser reaberto

13/09/2019

Atualmente, apenas o IPE de Encantado mantém atendimentos na região