Estrela

Corsan realiza testes em novo poço

Uso da água para consumo humano depende da aprovação de análises, mas não há prazo para divulgação de resultados

31/01/2020 - Estrela

Créditos da matéria: Ana Caroline Kautzmann

A Corsan concluiu, dia 18, a perfuração de um poço em Estrela. Após mobilizações dos moradores do Bairro Imigrantes, que há anos sofrem com a recorrente falta de água, principalmente no verão, a obra foi autorizada e atualmente o poço passa por fase de testes.
A gestora da unidade da Corsan em Estrela, Silvani Inês Scheid, explica que a perfuração foi executada na Rua Frederico Helfenstein, no Bairro Imigrantes. Agora, são realizados testes de vazão e de qualidade da água. “O teste de vazão é necessário para sabermos a produção de m³/hora, para identificarmos a bomba necessária para operar o poço”, explica.

Para que o poço entre efetivamente em operação, outra série de análises é realizada para verificar se a água é própria para o consumo humano. “Caso apresente uma característica que indique ser imprópria para o consumo, o novo poço será lacrado e não poderá ser usado”, salienta Silvana. A gestora não informou um prazo para que seja divulgado o resultado das análises.

Melhora em 2020

Morador do Bairro Imigrantes desde que nasceu, Gutier Pacheco Pereira acompanha de perto a situação. Ele convive há anos com a falta de água em casa, mas o início de ano foi atípico. “Depois que tivemos a reunião no fim de 2019, a Corsan prometeu que faria o abastecimento com caminhão pipa caso precisasse. No primeiro dia do ano ficamos umas quatro horas sem, porque eles alegaram que tinham muita demanda. Mas depois não ficamos mais sem”, conta.

Agora, o novo poço traz a esperança. “Nossa expectativa é de melhorar, de que esse novo poço seja suficiente para resolver a situação de todo bairro”, afirma. 

Relembre o caso

O presidente da Câmara, vereador João Braun (PP), lembra que esteve em Porto Alegre, reunido com o superintendente da Corsan, que encomendou um estudo para avaliar o problema. Os secretários da Fazenda Henrique Lagemann e de Meio Ambiente Hilário Eidelwein também se reuniram com o superintendente da Corsan, Tiago Dellanhese.

Com a conclusão de que seria necessária maior captação de água, a Corsan iniciou a busca por um local para realizar a perfuração de um novo poço e a área foi escolhida em dezembro. No fim daquele mês, após recorrentes períodos sem água, moradores realizaram uma manifestação na sede da Corsan, pedindo por melhorias. No dia 10 de janeiro, Braun, Silvana, Pereira, o vice-prefeito Valmor Griebeler e o diretor de Expansão da Corsan, Julio Hofer, realizaram uma reunião em Porto Alegre, na sede da companhia, oportunidade em que a execução da obra foi aprovada.

 


Leia Também

Sem reciclagem até quarta-feira

21/02/2020

Funcionários da reciclagem foram dispensados até quarta

“Ficha limpíssima”

21/02/2020

Projeto de Fell estende, para secretários, aplicação de lei


Sugerida nova área para Canil

21/02/2020

Município prevê ampliação do espaço

Carnaval: escolas e blocos desfilam em Estrela no dia 7 de março

20/02/2020

Evento é promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo