Estrela

Cuidado com o gás!

O gás liquefeito de petróleo (GLP), usado principalmente nas cozinhas, requer alguns cuidados para evitar acidentes e desperdício.

05/10/2018 - Estrela

Os cuidados iniciam já na compra do botijão, que deve ser adquirido em revendedoras regularizadas e não podem conter defeitos, como amassados. Na hora da instalação, que deve ser feita por um especialista, a mangueira e a válvula, devem estar dentro da data de validade (de cinco anos) e respeitarem alguns critérios. “Tem pessoas que compram as válvulas e mangueiras no Paraguai, mas elas precisam ter a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, a mangueira precisa ser grossa e trançada com nylon”, explica o proprietário da Estrela Gás, Luís Roberto Weizenmann, que trabalha na área há 14 anos.

Melhor local

Ao queimar, o gás consome oxigênio e libera gases. É por conta desse processo que o botijão deve preferencialmente ficar fora das casas. “O gás não é tóxico, isso é mito, o único problema é que se ele se dissipar em um ambiente fechado, ele toma o lugar do oxigênio. Também, por ser mais pesado que o ar, ele fica para o chão, entra pelos ralos, e se espalha. Por isso, o correto é deixar na rua e, se não for possível, manter em um lugar bem arejado, com os vidros abertos”, conta.

Além disso, Weizenmann alerta para o maior perigo ligado ao gás. “Muitas pessoas que moram em lugares pequenos passam a mangueira por trás do fogão e quando ligam o forno, ela vai derretendo. Já estive em residências onde a mangueira estava por um fio”, alerta.

Dicas para economizar

A chama do fogo deve estar “viva”, sem partes amarelas, para que se evite o desperdício de produto. “Se aparece esse amarelado, é porque de um lado deve estar saindo mais gás, principalmente pelo posicionamento da boca e é isso também que queima as panelas. Essa chama também pode ocorrer porque a entrada de ar da boca está obstruída por gordura, então deve-se manter a regulagem em dia”, explica. 

Estrela Gás

A Estrela Gás fica localizada na Rua Coronel Müssnich, 132, no Centro de Estrela. A empresa oferece o serviço de tele entrega. Para entrar em contato, ligue 0800-642-1342, ou 99991-1342 (Whatsapp).

A distribuidora atende clientes de Estrela, mas recebe pessoas de Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Teutônia e Lajeado, que fazem a retirada de botijões. “Somos o único depósito de gás da região que está cadastrado como vendedor independente, assim posso comprar de qualquer marca, o que me permite ter um poder maior de negociação para manter o preço quando ocorrem os aumentos”, afirma o proprietário. 


Leia Também

Languiru irá inaugurar supermercado em Estrela

20/06/2019

Unidade tem previsão de inauguração em julho

Com braço atrofiado, a espera pela cirurgia

20/06/2019

Ana Aguiar está com o cotovelo quebrado


Atraso em obra de quadra coberta mobiliza pais

20/06/2019

Construção da estrutura no Bairro das Indústrias foi iniciada em 2014

Justiça nega pedido de liminar e obras agora estão autorizadas em prédio da Polar

20/06/2019

Medida evitaria realização de qualquer modificação no prédio