Colinas

Setor alimentício: Vigilância Sanitária promove curso de boas práticas

19/07/2017 - Colinas

A Administração Municipal, através do Setor de Vigilância Sanitária, promove o Curso Boas Práticas Setor Mesa ou Distribuição. Com carga horária de 16 horas, divididas em quatro encontros, a capacitação ocorrerá de 24 a 27 de julho, das 14h às 18h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga. O curso é gratuito e tem a parceria da Câmara da Indústria e Comércio (CIC) Teutônia e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Rio Grande Sul (Sebrae RS).

O objetivo é capacitar empresários responsáveis pela manipulação dos alimentos a elaborar, implementar e gerenciar o Programa de Boas Práticas, seguindo parâmetros tecnológicos apropriados e padrões legais vigentes estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Vigilância Sanitária do RS.

O conteúdo programático prevê quatro principais temas: contaminantes alimentares; doenças transmitidas pelos alimentos; manipulação higiênica dos alimentos (preparo, sobras, coleta e guarda de amostras); e boas práticas (requisitos, estrutura física, controle da água, de pragas e de saúde do manipulado, higiene e comportamento pessoal, uniformes, comportamento no trabalho, higienização da superfície, lixo, regras para visitantes, controle de fornecedores e pré-preparo).

Conforme a fiscal sanitária e nutricionista Ana Paula Jasper, o curso tem validade de três anos e é exigido pela Portaria Estadual 78/2009, que tem como requisito que pelo menos uma pessoa de cada estabelecimento do setor alimentício seja capacitado. “Será uma exigência para receber ou renovar o Alvará Sanitário 2018. Por isso sua importância dentro do setor de vigilância”, explica.


Leia Também

Escola Ipiranga é premiada no Programa Agrinho

13/12/2017

A professora de agroecologia da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ipiranga foi vencedora do Programa Agrinho.

Concurso de Natal: ornamentação deve ser instalada até sexta

13/12/2017

Segue até sexta-feira, dia 15 de dezembro, o prazo para os interessados em participar do 9º concurso "Melhor Ornamentação Natalina: Natal Luz e Vida" instalarem os adereços e ornamentações


Encontro da Terceira Idade será dia 13

05/12/2017

Para encerrar as atividades do ano, a Administração Municipal, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promove na próxima quarta-feira, dia 13 de dezembro, o Encontro Municipal da Terceira Idade.

Programa Saúde na Escola promove roda de conversa

29/11/2017

Uma roda de conversa foi última atividade proposta pelo Programa Saúde na Escola destinada aos 14 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio de Colinas.