Variedades

Curta o verão sem se descuidar da pele

Aplicação do produto deve ser a parte mais importante na rotina do dia a dia, alerta profissional de Estrela

01/02/2019 - Variedades

O câncer de pele é um dos tipos mais incidentes no Brasil e no verão é preciso ter um cuidado ainda maior para prevenir a doença. O uso do filtro solar deve ser a parte mais importante na rotina do dia a dia, já que a exposição aos raios solares, de forma inadequada, é o maior vilão de quem procura manter a pele e a saúde. “Vivemos em uma sociedade onde o bronzeado ainda é cultuado, não sou radicalmente contra estarmos da ‘cor do verão’, mas cada corpo tem o seu fototipo e necessita de cuidados especiais”, diz a médica clínica geral e pós-graduada em Dermatologia, Gabriela Palm. Ela explica que se expor ao sol entre as 10h e 16h não é recomendado devido à alta incidência de raios solares.

Gabriela destaca que os jovens devem estar mais atentos ainda à exposição solar, pois pertencem a um grupo de risco, seja pela influência de fatores estéticos ou pela maior quantidade de atividades realizadas ao sol. Se não for possível ficar na sombra é necessário se proteger. “Devemos fazer uso de filtros solares com fator de proteção no mínimo 30, com reaplicação de duas em duas horas e barreiras mecânicas, como guarda-sol, sombrinhas e roupas.”

Câncer

A utilização de protetores solares é a forma mais efetiva de proteção contra as queimaduras solares e desenvolvimento de cânceres de pele. “Para facilitar a compra devemos sempre atentar a alguns detalhes básicos, como: o fator de proteção, o tipo de filtro mais indicado para sua faixa etária, a idade, parte do corpo e tipo de pele, resistência à água, atividades que pratica, profissão. Gosto de prescrever diferentes tipos de filtros solares para cada paciente, avaliando-o individualmente e de forma particular, discutindo suas necessidades e rotina diária”, explica Gabriela.

O filtro solar deve conter proteção contra os raios UVA e UVB, ser fotoestável e capaz de formar uma camada protetora por toda a extensão da pele de forma regular e homogênea.

Filtro: proteção contra várias doenças 

O uso diário de filtro solar também protege contra outras doenças: fotordermatoses, fotoimunossupressão, fotoenvelhecimento, além de manchas da pele.

O que é o FPS?

Gabriela explica que o Filtro de Proteção Solar (FPS) quantifica a proteção e determina o que o produto é capaz de oferecer em termos de tempo de exposição contra a queimadura solar se comparado à exposição desprotegida. “Resumindo, se um filtro solar apresenta FPS 30 significa que é necessária uma exposição solar 30 vezes maior para produzir vermelhidão na pele se comparada a situação em que o indivíduo não estaria usando o filtro”, diz.

Mesmo assim, a médica acrescenta que é difícil se basear apenas na numeração do FPS para dizer que a fotoproteção está adequada ou não, mesmo sendo essa a melhor forma de avaliarmos a eficácia protetora de um filtro. Portanto, é utilizado um conjunto de fatores na prescrição do paciente, como a adequada forma de uso do filtro em termos de quantidade, reaplicação, entre outros fatores. “Cabe a nós profissionais de saúde abordarmos com nossos pacientes esses assuntos de forma clara e explicativa, sem tanta pressa no atendimento, priorizando o entendimento do paciente e suas características individuais. Para assim podermos aproveitar essa maravilhosa estação do ano, com consciência”, comenta. 


Leia Também

Santa Cruz receberá desafio de carros superesportivos

20/08/2019

Encontro ocorre no feriado, de 7 de setembro, no Aeroporto Luiz Beck da Silva, em Linha Santa Cruz. Provas reunião carros superesportivos de alto desempenho

Expoagas 2019 inicia nesta terça-feira com expectativa de R$ 520 milhões em negócios

19/08/2019

Evento ocorre no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre


Fidelização e excelência diferenciam

16/08/2019

Em um mundo cada vez mais digital, venda local aproxima comércio dos clientes e promove geração de empregos e renda

Com estilo romântico, cantora atua em eventos

16/08/2019

Mônica tem 28 anos e é natural de Arroio do Meio