País

Agrotóxicos

17/05/2013 - País

Embalagens encontradas da UTL estavam sem a tríplice lavagem/ Frederico Sehn / O Informativo do Vale

Começa o recolhimento de embalagens

 

A partir da quinta-feira, 23, começam as visitas às propriedades do interior, para o recolhimento de embalagens de agrotóxicos. A coleta ocorre duas vezes por ano, e é uma parceria entre o município e a Fundação Pró Rio Taquari. As embalagens recolhidas são encaminhadas para as empresas fabricantes de pesticidas. É delas o dever de dar o destino correto ao resíduo que não deve ser misturado ao lixo comum. 

 

Para o secretário de Agricultura José Adão Braun, existe consciência no uso de herbicidas. Esse comportamento reflete na separação e coleta das embalagens. “Não estamos falando de amadorismo. Os produtores passam por treinamento para manipular os produtos e armazenar os frascos vazios”, relata Braun. De acordo com ele, todos os defensivos são adquiridos com receita emitida por  agrônomo, onde existe a prescrição do uso. Parecido com uma receita médica. “A própria tríplice lavagem, que é uma exigência da coleta”, destaca. 

 

 

Resíduo na UTL

 

Em fevereiro de 2013, foram encontrados dois frascos de herbicidas na Usina de Tratamento de Lixo Doméstico (UTL). Na época, o evento causou a intoxicação de cinco trabalhadores da usina e foi ventilado o cancelamento do recolhimento de lixo rural. “Isso foi um caso isolado e um grande descuido. Não é frequente encontrar no lixo comum embalagens de herbicidas”, afirma Braun. 

 

 

Confira os roteiros

 

- Agro Comercial Klein – recolhe em Arroio do Ouro (Mercado Hauschild, às 8h e escola, às 8h30min); Figueira (sociedade, às 9h); Delfina (capatazia, às 9h30min); São Luiz (sociedade, 10h); São João (sociedade, às 10h30min); Porongos (comunidade, às 11h); Glória (ginásio de esportes, às 14h); Santa Rita (antiga Casa do Mel, às 14h30min); São Jacó (sociedade, às 15h); Novo Paraíso (Igreja Nossa Senhora de Fátima, às 15h30min); e Novo Paraíso (Igreja Católica, às 16h).

 

- Tritec Equipamentos -  passará pela Linha Wolf (campo Tamoio, às 8h); Geraldo Alta (campo Geraldense, às 8h30min); Geraldo Baixa (entrada da lagoa, às 9h); Costão (sub-prefeitura, às 9h30min); São José (sociedade, às 10h); Linha Lenz (propriedade de Bertholdo Meinerz, às 14h, propriedade de Jaci Hauschild, às 15h e de Rafael Sulzbach, às 16h).


Leia Também

Pediatras pedem uso racional de exames por imagens em crianças

11/10/2018

A proposta é estimular o uso racional das ferramentas

IDH do Brasil tem leve variação e país mantém 79ª posição no ranking

14/09/2018

Aumento na renda faz IDH do Brasil subir 0,001 ponto e chegar a 0,759


Jair Bolsonaro passa por cirurgia após receber facada

06/09/2018

Médicos descartaram lesão no fígado, mas intestino foi atingindo

Bolsonaro leva facada durante ato de campanha em Minas Gerais

06/09/2018

Candidato foi encaminhada para atendimento hospitalar