Vale do Taquari

Da boa gestão para a excelente

Bom Retiro do Sul, Colinas, Fazenda Vilanova, Estrela e Imigrante apresentam resultados positivos no índice geral do Firjan

08/11/2019 - Vale do Taquari

Créditos da matéria: Ana Caroline Kautzmann

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) revela que Estrela e Colinas estão entre os nove municípios do Vale do Taquari com excelência em gestão fiscal. O IFGF faz referência a 2018, é construído com base em dados fiscais oficiais e mostra que os dois municípios passaram da classificação de “boa gestão” para a “excelente”, se comparada à pesquisa de 2017.

Estrela, que é o segundo maior município da região em população, também é o único de grande porte que figura entre os nove com excelência em gestão. No IFGF, que leva em consideração quatro indicadores, o município também é o único, entre Bom Retiro do Sul, Colinas, Fazenda Vilanova e Imigrante, a alcançar pontuação máxima em três deles: autonomia, gastos com pessoal e liquidez. Já no indicador “investimentos”, o município apresentou situação crítica.

“Estrela está colhendo os frutos de uma política pública e econômica cujos resultados demoram um pouco mais para aparecer, mas quando surgem são mais sólidos e benéficos do que os pontuais. No início da gestão, Estrela projetou, prospectou e realizou um trabalho que buscasse um crescimento em todas as áreas”, diz o prefeito em exercício, Valmor Griebeler.

“Enquanto em outros municípios e regiões as empresas se instalavam pela doação de terra e isenção fiscal, aqui se oferecia um investimento público também na logística, envolvendo áreas de infraestrutura gerais e mão de obra qualificada. E seguindo este foco, atentos a questões como autonomia, liquidez e gastos gerais, entre eles, com o pessoal, não privo em afirmar que em 30 anos Estrela voltará a ser o maior município da região”, enfatiza.

Na retaguarda

Enquanto todos os municípios citados alcançam excelência no indicador de gastos com pessoal, Bom Retiro do Sul apresenta dificuldade. “Nos últimos três anos tivemos um crescimento de 10% na população, aumento elevado em um curto período de tempo, que obrigou a administração a fazer investimentos e, como determina a Constituição Federal, a aumentar o número de servidores nas áreas da Saúde e Educação, mas tudo dentro dos limites que a Lei de Responsabilidade Fiscal determina”, disse o prefeito Edmilson Busatto.

O chefe do Executivo avalia que os dados compilados apresentam um futuro promissor de crescimento para a economia do município. “No índice gastos com pessoal, a avaliação aponta uma crescente melhora em relação ao registrado em 2017. Os demais dados divulgados demonstram ainda que o trabalho desenvolvido pela atual Administração em gestão pública e infraestrutura vem sendo absorvido em grande volume pelos serviços e atendimentos em saúde e educação”, acrescenta Busatto.

Boa gestão

Mesmo que ainda não alcancem a excelência em gestão, Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova e Imigrante somaram entre 0,6 a 0,8 pontos, e possuem boa gestão, conforme o Firjan. Destaque maior para Imigrante, que alcançou pontuação máxima em gastos com pessoal.  Fazenda Vilanova e Bom Retiro do Sul demonstram crescimento, pois deixaram de figurar com índice de dificuldade, em 2017, para a boa gestão em 2018.

Posições no Estado

Colinas: 41º
Estrela: 43º
Imigrante: 123º
Bom Retiro do Sul: 222º
Fazenda Vilanova: 223º

 


Leia Também

Da boa gestão para a excelente

08/11/2019

Bom Retiro do Sul, Colinas, Fazenda Vilanova, Estrela e Imigrante apresentam resultados positivos no índice geral do Firjan

Municípios podem ser extintos

08/11/2019

Proposta prevê que cidades com menos de cinco mil habitantes e arrecadação inferior a 10% sejam incorcoporadas a outras


Vem aí a Expocruzeiro

08/11/2019

Programação ocorre entre os dias 20 e 24, em Cruzeiro do Sul

Cresce área ocupada por propriedades

31/10/2019

Censo Agropecuário mostra retração no número de estabelecimentos, mas aumento de hectares