Vale do Taquari

Práticas Digitais

19/10/2012 - Vale do Taquari

Seminário reuniu profissionais de quatro coordenadorias regionais de educação / Divulgação

Seminário Regional reúne núcleos de tecnologia

 

A 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE) sediou, na última quarta-feira, o Seminário Regional de Boas Práticas Digitais, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias. O evento, que contou com as presenças dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) das coordenadorias de Santa Cruz do Sul (6ª CRE), Santa Maria (8ª CRE) e Cachoeira do Sul (24ª CRE), promoveu o intercâmbio de profissionais ligados à educação, possibilitando a troca de boas práticas digitais e tecnológicas, com o uso destas como recursos didáticos.

 

A Coordenadora Marisa Bastos comentou, ao fazer a abertura do evento, que atualmente as escolas têm à disposição do professor as tecnologias, “mas é necessário encarar o desafio e integrá-las no fazer pedagógico”. Continuando Marisa destacou que o aluno ao utilizar a tecnologia como recurso didático, orientado pelo professor, está tendo oportunidade de apreender com ferramentas que lhe atraem e que utiliza fora da escola, ou seja, que fazem parte da sociedade. Ao finalizar disse reconhecer o esforço da categoria para buscar a sua qualificação na troca de experiências e saberes.

 

Continuando as atividades do Seminário a professora, escritora, e Doutora em Informática da Educação, Ana Cecília Togni, discorreu sobre o tema “Aprendendo e ensinando com o uso de tecnologias de comunicação e informação”, estimulando os professores a inserir a tecnologia na sua prática escolar. “Temos de perder o medo e utilizar os instrumentos tecnológicos para facilitar e mediar à aprendizagem”, afirmou. Logo em seguida iniciaram-se as oficinas. A 3ª CRE trabalhou a área das Ciências Humanas e suas Tecnologias. Um novo seminário foi agendado para o primeiro semestre de 2013, em Santa Maria.

 

Núcleo de Tecnologia Educacional

 

Cada Coordenadoria de Educação possui um Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE). São ambientes tecnológicos na área da computação, com equipe multidisciplinar de professores multiplicadores e técnicos qualificados para dar formação contínua aos professores e assessorar as escolas da rede pública no uso pedagógico. Tanto quanto na área técnica (hardware e software), preparando os professores para saberem usar as novas tecnologias da informação e comunicação de forma autônoma e independente, possibilitando a incorporação das mesmas à experiência profissional de cada um, visando à transformação de sua prática pedagógica. 


Leia Também

Resultado? Pouca representatividade

11/10/2018

Mais de 25 mil eleitores compareceram às urnas em Colinas, Estrela e Imigrante, mas nenhum candidato natural do Vale foi eleito

Seções ou locais de votação foram alterados em alguns municípios

02/10/2018

Bom Retiro do Sul e Estrela fizeram a transferência de alguns pontos


Oficinas gratuitas ensinam jovens a montar games e aplicativos

28/09/2018

Happy Code segue com a programação de oficinas gratuitas neste sábado, dia 29