Estrela

Encontro quer evitar descarte inadequado de lâmpadas

21/03/2016 - Estrela

Evitar o descarte incorreto de lâmpadas, como o que foi verificado esta semana, na Praça Professor Henrique Roolaart, onde fluorescentes foram jogadas em meio ao lixo verde, é um dos objetivos de encontro que está sendo promovido pelo Governo de Estrela, através da Secretaria do Meio Ambiente, e o Ministério Público. Agendado para o próximo dia 29 de março, a partir das 14h, na Câmara de Vereadores, vai reunir empresários cujos estabelecimentos comercializam este material para discutir a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Mais especificamente, será tratado sobre a logística reversa. 
Em Estrela, em torno de 45 lojas comercializam lâmpadas e fluorescentes e, conforme a legislação vigente, são responsáveis pelo recolhimento e destinação correta do material após o descarte. "Infelizmente essa não é a realidade. Todos os anos recolhemos milhares de lâmpadas e fluorescentes no lixo doméstico, que vão parar na Usina de Tratamento de Lixo", afirma o secretário do Meio Ambiente e Saneamento Básico, Hilário Eidelwein. Segundo ele, somente no ano passado o município encaminhou mais de 13 mil lâmpadas para o destino correto. Esta responsabilidade, no entanto, é dos distribuidores e fabricantes, conforme determina a legislação federal. 
No encontro do dia 29, duas palestras vão esclarecer as dúvidas dos comerciantes. A primeira, da coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor do Ministério Público, Caroline Vaz, que falará sobre a logística reversa. Já o promotor de Justiça Especializada de Lajeado, Sérgio Diefenbach, trará relatos de experiências sobre o tema. 


Leia Também

Gracie marcará participação na Festa do Colono e Motorista de Estrela

19/07/2019

Evento programa o "Dia do Vovô e da Vovó" e grupos da terceira idade contarão com atrações

Escrita como meio de se encontrar

19/07/2019

Jandiro Koch conta os desafios de escrever livros voltados ao tema gênero


O 25 de julho e a imigração alemã

19/07/2019

Foi instituído solenemente como feriado estadual durante o governo do general Flores da Cunha

Costumes que permanecem

19/07/2019

Alemães mantiveram o próprio idioma e desenvolveram círculos de amizades