Estrela

Dez toneladas de carpas e tilápias

Tradicional feira volta a funcionar sábado com edições especiais dias 24, 28 e 29 de março

09/03/2018 - Estrela

Créditos da matéria: Carine Krüger

Cecília e Nelmo Eidelwein, de Linha São Luís, interior de Estrela, integram a lista dos piscicultores que vão retomar a venda da produção na tradicional Feira do Peixe Vivo de Estrela. Com três hectares de açude, o casal estima retirar mais de três mil carpas e tilápias. Assim como eles, outros 29 piscicultores aguardaram ansiosos o recomeço das atividades do espaço de venda municipal, parado há quase um ano para adaptações documentais e fiscais.
A feira é na Praça Henrique Roolaart, no Centro, e recomeça as atividades neste sábado, dia 10. O espaço é um dos poucos no Estado com instalações modernas e que realiza feiras duas vezes no mês. Desta vez, retoma com força e participação de mais de 30 piscicultores de Estrela, um terço dos produtores do município. A expectativa é de que em quatro dias de feira, dois produtores vendam mais de dez toneladas de carpas e tilápias vivas ou evisceradas (abatidas e limpas).
Conforme o secretário da Agricultura de Estrela, José Adão Braun, por mais que tenha sido negativa a parada da feira por alguns meses, foi necessária para fazer reformas no local. Destaca que neste tempo foi possível pensar e rever algumas estratégias de benefícios para o desenvolvimento da área de piscicultura em Estrela. O primeiro passo foi recomeçar pensando não apenas na Semana Santa, mas na retomada da cultura de feira sempre no segundo e último sábado de cada mês.

produção
Além de peixes, a família Eidelwein tem creche de suínos e algumas cabeças de gado. O casal explica que a piscicultura é para o consumo próprio e uma renda extra, já que para participar da feira precisam esvaziar parte do açude e recomeçar do zero a produção. Assim, normalmente, participam da venda a cada três anos.

 

Leia mais na versão impressa do NG de hoje


Leia Também

Cooperativa Escolar de Estrela arrecada brinquedos

17/12/2018

Ação social foi realizada pela Cooperpin, uma das novas cooperativas escolares da temporada 2018 do programa

Apae relança campanha solidária

14/12/2018

Todos podem auxiliar com a quantia que puderem, por meio de débito em conta


Contribuição transformada em ação

14/12/2018

Valor devido à Receita Federal pode ser destinado a iniciativas e projetos que beneficiem entidades do município

Cartinhas de idosos podem ser adotadas na Vovolândia

14/12/2018

A entrega dos presentes será feita na Festa de Natal, no dia 22