Estrela

Dia D e mutirão de limpeza de terrenos encerram Semana do Meio Ambiente

Ações foram realizadas no sábado pela manhã, envolvendo Governo Municipal, entidades e moradores

11/06/2018 - Estrela

O Dia D para a coleta de lâmpadas e materiais eletrônicos pós-consumo, e um mutirão de limpeza de terrenos no centro da cidade marcaram, no último sábado (09.06), o encerramento da Semana do Meio Ambiente de Estrela. Durante a manhã, os consumidores puderam entregar até cinco lâmpadas por pessoa e descartar equipamentos como televisores e computadores, trabalho acompanhado por servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico e Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, com apoio do Lions Clube. Em torno de 300 lâmpadas foram recolhidas, além de grande número de equipamentos, principalmente televisores. Empresas especializadas receberam o material, que será encaminhado para o descarte correto.


Ao mesmo tempo, membros da Associação de Moradores do Centro, com apoio da Secretaria de Obras Públicas, fizeram um mutirão para a limpeza de terrenos baldios do Centro e recolhimento de lixo nestas áreas. O trabalho teve início na Rua Coronel Müssnich esquina com a Venâncio Aires. Depois o grupo se deslocou para a Rua Tiradentes, onde até medicamentos foram encontrados em meio aos materiais jogados no local. Mais dois terrenos, também na Coronel Müssnich, foram alvo da ação. Todo o lixo recolhido foi encaminhado à Usina de Tratamento de Lixo (UTL) do município. 


A proposta de realizar o mutirão partiu da associação. De acordo com o presidente Hélio Musskopf, a intenção é colaborar com o poder público e, ao mesmo tempo, incentivar os moradores e comerciantes do Centro a se engajarem em iniciativas como esta. "Queremos ajudar o poder público da forma que pudermos e muitas coisas podem ser melhoradas", assinala Hélio. Segundo ele, mais importante que o embelezamento da cidade é a questão ambiental e de saúde pública, foco do trabalho realizado no sábado pela manhã. 


O secretário do Meio Ambiente considerou positivo o resultado do Dia D pela grande quantidade de material entregue pela população, os quais, com esta iniciativa, terão destino correto. Conforme Hilário Eidelwein também foi importante a iniciativa dos moradores do Centro e da Secretaria de Obras na limpeza dos terrenos. No entanto, segundo ele, ainda é preciso mais conscientização, pois até remédios foram encontrados. O secretário lembra que os medicamentos devem ser entregues nas Unidades Básicas de Saúde. Já em relação às lâmpadas usadas, cita que o município implementou a Logística Reversa, e que os consumidores devem devolvê-las nos estabelecimentos onde foram adquiridas.


Eidelwein frisa, por fim, a importância da separação dos resíduos sólidos domésticos, para o melhor aproveitamento dos materiais que chegam à Usina de Tratamento de Lixo. "A prefeitura realiza a coleta seletiva e a comunidade pode colaborar separando o lixo seco e o orgânico e colocando o material para coleta nos dias estabelecidos pelo calendário. Desta forma haverá mais eficiência e estaremos contribuindo com a preservação ambiental", encerra. Durante a atividade no sábado houve ainda a distribuição de mudas de árvores aos interessados. 

 


Leia Também

Sem votos, sem recursos

22/06/2018

Estrela precisa 1,3 mil votos para receber verbas do Governo

Alimente-se bem no inverno

22/06/2018

Confira dicas da nutricionista Taís Hart Pezzini para manter uma alimentação saudável no período de baixas temperaturas


Estrelense lança livro dia 10 de julho

22/06/2018

Líder comunitário, político e empresarial relata histórias em obra

Cantora ganha painel na Escadaria

22/06/2018

Arte foi desenvolvida e realizada pela estudante de Design, a estrelense Luisa Born, de 21 anos