Estrela

Dia de Luta Antimanicomial terá atividades em Estrela

Caminhada pelas ruas centrais da cidade, apresentação de coral e exposição de artesanato marcam a data

07/05/2018 - Estrela

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, será marcado por atividades especiais em Estrela. Estarão envolvidos profissionais da saúde e da rede de serviços, usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), das oficinas da Atenção Básica e familiares. 
Para marcar a data, cujo tema deste ano é "A liberdade cuida, o cuidado liberta", será realizada uma caminhada pelas ruas centrais da cidade, com saída às 9h, em frente ao Caps, na Rua 13 de Maio. O encerramento será na Praça Menna Barreto, onde haverá apresentação do Coral do Caps, exposição de artesanato das Oficinas Terapêuticas da Atenção Básica, do Caps e do Hospital Estrela.    
"Será um momento de integração entre usuários, familiares, profissionais e comunidade em geral", destacam os organizadores. A equipe dos serviços de saúde mental da Secretaria da Saúde, promotora do evento com apoio do Hospital Estrela, convida a comunidade em geral a participar das atividades.
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído em 1987 na cidade de Bauru/SP, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental. Deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema "Por uma sociedade sem manicômios" e marcou o início de uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira. O movimento propõe não somente mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas questionar as relações de estigma e exclusão que se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os "transtornos mentais".


Leia Também

Alunos recebem premiação do Rotary Club Estrela

19/10/2018

O evento ocorre na Soges, a partir das 20h, na terça-feira, dia 23

13ª Mostra de Teatro inicia terça

19/10/2018

Expectativa é de reunir mais de 700 pessoas na Soges


Período eleitoral atrasa obra da Escadaria

19/10/2018

Recursos federais para o projeto da terceira etapa devem ser liberados após o segundo turno das Eleições 2018

Câncer de Mama e colo de útero: em quatro anos, 15 mortes

19/10/2018

No período, Estrela registrou 121 internações em razão de tumores