Vale do Taquari

Duplicação da ponte entre Lajeado e Santa Clara do Sul é entregue à comunidade

A duplicação da ponte sobre o Arroio Saraquá, que liga os municípios de Lajeado e Santa Clara do Sul, era uma das obras mais aguardadas pelos moradores do Vale do Taquari.

27/12/2017 - Vale do Taquari

A duplicação da ponte sobre o Arroio Saraquá, que liga os municípios de Lajeado e Santa Clara do Sul, era uma das obras mais aguardadas pelos moradores do Vale do Taquari. Nesta terça-feira (26), o governador José Ivo Sartori inaugurou a obra localizada na ERS-413.

A ponte situada no quilômetro 1,3 da rodovia tem agora 30 metros de extensão e 5,10 de largura, com capacidade máxima de peso de 45 toneladas. Antes, a estrutura comportava apenas um veículo por vez. O investimento para duplicação foi de cerca de R$ 815 mil, oriundos de recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).

“A entrega da ponte, aguardada pela população, comprova que mesmo diante das dificuldades nós não ficamos paralisados. Estamos fazendo o que está dentro da capacidade do Estado nesse momento”, afirmou o governador.

Sartori saudou a Secretaria dos Transportes e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) pelo empenho e pela agilidade no desentrave da obra que “vai garantir mais segurança para a população”. O apoio das prefeituras durante o processo também foi lembrado pelo governador.

As obras, de responsabilidade do Daer, iniciaram no dia 3 de agosto e foram executadas pelas empresas Premold, Giovanella e Sinarodo. Entre os serviços realizados está a pavimentação asfáltica das cabeceiras da ponte, a instalação das vigas pré-moldadas de concreto, a sinalização e a pintura da rodovia.

O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, disse que a obra era esperada há mais de 35 anos. "A duplicação da ponte vai facilitar a vida dos moradores de Lajeado e de Santa Clara do Sul. A obra é fruto da coragem do governador Sartori de fazer o que precisa ser feito e prestar serviços de qualidade à população, com o apoio de todos", enfatizou.

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, disse que a obra é de extrema importância para a comunidade e reconheceu o esforço do governo do Estado para que a ponte fosse entregue aos moradores. "A obra mostra a força da comunidade e o trabalho com a união de todos para alcançar os objetivos", destacou.

Para o prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Cezar Kohlrausch, o governo mostrou empenho na valorização da região com a entrega da obra, considerada importante para as duas comunidades. O prefeito ainda elogiou o trabalho realizado pelo governador Sartori para modernizar o Estado e equilibrar as finanças do Rio Grande do Sul.

O morador de Santa Clara do Sul, Roque Weber, que reside na cidade há mais de 35 anos, contou que essa sempre foi uma demanda da região. "Antes, a ponte era muito apertada. Uma tranqueira e muito acidente. Acho que agora vai melhorar", opinou.

Também estiveram presentes o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti; os deputados estaduais Edson Brum e Lucas Redecker; prefeitos, vereadores e autoridades locais.


Leia Também

Bom Retiro do Sul abre processo seletivo para profissionais da educação

16/01/2018

Vagas são para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental, supervisor escolar, orientador educacional, educador assistente, secretário de escola e serviços gerais

Teutoniense contemplado com automóvel zero quilômetro

29/12/2017

Israel Bünecker Martinez foi sorteado com o Renault Kwid


Jornada chega ao fim

29/12/2017

Espetáculo passou por três cidades e terminou em Estrela na segunda

Duplicação da ponte entre Lajeado e Santa Clara do Sul é entregue à comunidade

27/12/2017

A duplicação da ponte sobre o Arroio Saraquá, que liga os municípios de Lajeado e Santa Clara do Sul, era uma das obras mais aguardadas pelos moradores do Vale do Taquari.