Estado

Porto

13/07/2013 - Estado

Equipado com o dobro de dragas, Porto terá navegabilidade o ano todo/ Frederico Sehn/ O Informativo

Porto receberá duas dragas para viabilizar navegação

 

Em reunião do Grupo Temático coordenado pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC/VT), uma notícia anima a Administração Municipal e sinaliza para a maior movimentação de navegações. A confirmação da licitação dos serviços de dragagem por parte da União e o empréstimo de um equipamento da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) do Estado duplica a capacidade de manutenção do Rio Taquari e coloca o Porto na rota da navegação. Projeção é que até o fim do ano o trecho do canal seja navegável. 

 

Para o presidente da CIC/VT, Oreno Ardêmio Heineck, essa foi a reunião “mais produtiva” do grupo que discute o uso do Porto. “Nosso problema é que o canal entre Bom Retiro do Sul e Estrela às vezes não tem calado suficiente”, diz Heineck. Atualmente, duas dragas fazem o trabalho de desassoreamento do rio. Contudo, em períodos de seca, o trabalho não é suficiente.  Com a licitação – aguardada desde o mês de março – mais o empréstimo do aparelho da SPH, a projeção é que até o fim do ano o rio seja plenamente navegável. “A draga que vem da SPH deve chegar em Estrela em 20 dias” diz o prefeito Rafael Mallmann. 

 

Para o chefe do Executivo estrelense, o Porto não oferece credibilidade às empresas operadoras de logística. Por não ser confiável, não atrai movimentação. “São dois grandes problemas, um ocorre em decorrência do outro. Acredito que estamos no caminho da solução”, completa Mallmann. 

 

 

De olho no biodiesel

 

Heineck está ligado na produção de biocombustível pela planta que a Camera constrói junto ao Porto. Segundo ele, com a maior quantidade de esmagamento de grãos de soja por parte da empresa e a fabricação do biocombustível, obrigam a funcionalidade do Porto. “O Porto esta bem aparelhado e é uma oferta à Camera, que quando tiver a possibilidade de chegar com embarcações maiores deixa de enviar cargas por via terrestre”, avalia.


Leia Também

Vigilância passará a testar para o coronavírus apenas casos internados

23/03/2020

Decisão do Estado foi publicada na manhã desta segunda-feira

Mudança retira a possibilidade de parcelamentos no IPVA

04/11/2019

Mudanças foram anunciadas nesta segunda-feira


Começa nesta semana pagamento de R$ 500 por conta do FGTS

09/09/2019

Cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão o crédito automático na conta poupança

Inscrições para o 1º concurso de Aplicativos e Games das escolas estaduais terminam no dia 12

02/07/2019

Premiação inclui valor em dinheiro, medalhas e uma viagem