País

Movimentação a caminho

10/05/2013 - País

Com a proposta de municipalização, o “gigante adormecido” deve acordar/ Frederico Sehn / O Informati

Porto de Estrela pode ser municipalizado

 

De Brasília, o prefeito de Estrela confirma a notícia: a proposta de municipalizar o Porto de Estrela, hoje sob a administração da União, está na pauta da Secretaria Especial de Portos (SEP) do Governo Federal. Agora será feito um estudo de viabilidade, para saber se uma parceria público-privada poderá tornar a proposta do Executivo realidade e movimentar o porto. 

 

A chance é de 50% - depende de análise – mas já foi aceita. Assim, Rafael Mallmann define a privatização do Porto de Estrela. Tendo como interlocutor o ex-ministro dos transportes, Eliseu Padilha, a conversa realizada na Capital Federal anima o chefe do Executivo estrelense. “Vamos ter que realizar um estudo para saber se é possível assumir o porto. Esse projeto será montado com o Estado e com a iniciativa privada”, diz. 

 

Mallmann acredita que a privatização do porto seja a mola propulsora para movimentá-lo. Uma empresa, segundo ele, tem interesse em faturar, e por isso, deixa a ociosidade para trás. “Temos muitos contatos com operadores de logística que com certeza têm interesse em assumir o porto. Teremos que fazer esses contatos e montar o projeto.” 

 

Com a “troca de comando”, ficam sob responsabilidade também a manutenção de infraestrutura como o calado do rio e a hidrovia. Compromissos que sozinha a Prefeitura de Estrela não terá meios de bancar. “Investimos na ideia do PPP – parceria público-privada para erguer nosso porto”, completa.

 

 

Sem prazo

 

Mallmann diz que a negociação foi aberta, mas não está “sacramentada”. Na próxima semana, o congresso volta a votar a Medida Provisória dos Portos. Na avaliação dele, o “empurrão” para a privatização de portos e o caminho para viabilizar o uso eficiente do porto de Estrela. “Mas não temos como definir prazos. Tudo depende das negociações e da nossa capacidade e mobilizar o Estado como parceiro nesse investimento.” 


Leia Também

Pediatras pedem uso racional de exames por imagens em crianças

11/10/2018

A proposta é estimular o uso racional das ferramentas

IDH do Brasil tem leve variação e país mantém 79ª posição no ranking

14/09/2018

Aumento na renda faz IDH do Brasil subir 0,001 ponto e chegar a 0,759


Jair Bolsonaro passa por cirurgia após receber facada

06/09/2018

Médicos descartaram lesão no fígado, mas intestino foi atingindo

Bolsonaro leva facada durante ato de campanha em Minas Gerais

06/09/2018

Candidato foi encaminhada para atendimento hospitalar