Vale do Taquari

Em homenagem à Lauro Mathias Müller, Grupo Independente inaugura memorial

Evento de inauguração ocorre nesta segunda-feira, data em que o grupo completa 68 anos

01/04/2019 - Vale do Taquari

Créditos da matéria: Ana Caroline Kautzmann

Foto: Ana Caroline Kautzmann. Ricardo Brunetto e João Pedro Müller

No dia em que comemora 68 anos de história, o Grupo Independente inaugura também um memorial em homenagem ao ex-diretor e presidente Lauro Mathias Müller. O espaço foi construído junto à sala que era utilizada por Müller e possui cerca de 80 objetos expostos.

Entre comentários feitos no ar por Müller entre 1964 e 1984, documentos, troféus, livros de registros, fotografias e vídeos exibidos em uma TV, estão também rádios e equipamentos utilizados em décadas passadas, inclusive pelo filho, um dos gestores atuais do grupo, João Pedro Müller. “Eu faço parte da rádio desde 1976, então esse espaço me remete muito ao passado, porque praticamente trabalhei com todos esses equipamentos. É uma história e uma homenagem muito bonita ao meu pai e uma forma de contar a história da rádio, fundada pelo meu avô, Pedro Albino Müller”, destaca.

A sucessão da família continua com o filho de João Pedro, Gabriel Müller, diretor financeiro do grupo. Com eles na gestão, está também Ricardo Brunetto, que avalia como emocionante a criação do memorial, feita em parceria com a comunidade, que colaborou com o resgate histórico. “É um momento de emoção, resgatar essa história não foi simples, tivemos a ajuda de uma comissão que foi muito sensível ao que colocamos aqui. Essa sensação de orgulho, satisfação e gratidão em ter feito esse trabalho não é só minha. Nós poderemos entregar essa obra para as escolas, para os jovens que aqui poderão entender como a história da comunicação foi desconectada, feita de pessoas, relacionamentos e atitudes que foram e continuam sendo importantes”, destaca Brunetto.

Hoje, são 80 profissionais que atuam no Grupo Independente, gerando notícias das 4h às 23h30min, com 80% do editorial voltado a notícias próprias. “É muita satisfação poder fazer tudo isso. Eu não tive a oportunidade de trabalhar com o Lauro, mas com base nas inúmeras boas experiências que nos foram contadas, hoje seguimos os passos dele”, comenta.

O memorial

Além dos objetos colocados em exposição nas paredes do memorial, no centro há um painel que mostra a linha do tempo de evolução do Grupo Independente, iniciando em 1950 e passando por quatro eras administrativas até os dias atuais. Nesse painel também estão disponíveis fones de ouvido para que os visitantes possam escutar as vozes de antigos e atuais colaboradores.

A partir desta terça-feira, dia 2, o memorial ficará aberto para visitação das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h, de segunda à sexta-feira.


Leia Também

Últimos dias para visitar a Suinofest

14/06/2019

Evento ocorre em Encantado até domingo

Telefonia móvel: prefeitos buscam solução no Procon

14/06/2019

Operadoras têm dez dias para entregar relatórios


IPVA 2019: Colinas, Estrela e Imigrante arrecadam 92,5% do previsto

07/06/2019

Aproximadamente R$ 411 mil ainda não deram entrada nos cofres dos três municípios

Suinofest: fórum apresenta estratégias de desenvolvimento do turismo

06/06/2019

Evento é destinado a empresários do setor, autoridades e demais interessados