Estado

Emater/RS-Ascar certifica erva-mate com selo de qualidade

Das 218 ervateiras no estado, nove são certificadas pela entidade

25/04/2018 - Estado

A certificação do Processo de Produção da Erva-Mate é feita pela Emater/RS-Ascar, pioneira no país, para qualificar o processo de produção de um dos produtos símbolo do Rio Grande do Sul.  No RS,  das 218 ervateiras, nove são certificadas pela Emater/RS-Ascar (Ximango, Nutrimate, Natumate, Valério, Sabadin, De Valério, Tio Thomaz, Canarinho e Safra), garantindo o aumento da competitividade e a qualidade do produto final.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Classificação da Gerência de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar, Deniandro Rocha, a Instituição faz auditorias anuais em todas as ervateiras, quando é avaliada a qualidade e verificado se essas empresas continuam aptas a manter a certificação. São avaliados 150 itens para conferir se estão adequadas aos critérios definidos pela legislação.

O manual de Requisitos para Certificação, elaborado pela Emater/RS-Ascar, está distribuído em oito autocontroles, de acordo com as etapas referentes ao processo produtivo da erva-mate, que abrangem práticas agrícolas, acompanhamento técnico, atividades de transporte, industrialização, gestão ambiental e da qualidade, além de aspectos relativos à segurança dos trabalhadores.

As ervateiras passam por uma análise química, física e microbiológica a cada seis meses, onde a Emater/RS-Ascar é a única empresa do país que qualifica a erva-mate.


Leia Também

Banrisul anuncia fundo pioneiro de R$ 50 milhões para as fintechs

24/05/2018

Equipe composta por empreendedores e executivos com experiência acumulada em tecnologia, mercado financeiro e na administração de fundos de venture capital e private equity fará a gestão

Banrisul lança cartão pré-pago com até quatro opções de moeda estrangeira

21/05/2018

Dólar americano, euro, libra esterlina e dólar canadense estão disponíveis


Governo entrega mais 90 motocicletas e 150 armas para a Brigada Militar

14/05/2018

Investimentos na BM, com recursos do Estado, já passam de R$ 47 milhões desde 2015

Viagem Segura de Dia das Mães fiscaliza cerca de 13 mil veículos

14/05/2018

Em três dias foram registrados 145 acidentes em todo estado, resultando em 10 mortos e 101 feridos