Estrela

Empresas apostam em novos perfis de funcionários

Jovens aprendizes e estagiários têm oportunidade de crescimento

27/09/2019 - Estrela

Alguns dos estagiários que permanecem na função e outros que já foram efetivados com o gerente Rodrigo Mezzomo

Com vagas de emprego sobrando em Estrela, o questionamento se forma: qual é o perfil de funcionário procurado pelas empresas? Na Transito Brasil, uma das empresas que participou do Feirão de Empregos da Sedesth, o empregado deve ter uma característica imprescindível: ter vontade de aprender. Na unidade de Estrela são mais de 200 funcionários e, além da característica citada, vários possuem uma trajetória parecida: iniciaram como jovens aprendizes ou estagiários e, diante dos bons resultados, foram efetivados e estão construindo carreira na empresa.

Essa mudança no perfil dos funcionários é explicada pelo gerente nacional administrativo, Rodrigo Mezzomo. Ele destaca que no perfil anterior de contratação, faltavam pessoas qualificadas e interessadas. Diante da grande rotatividade, que envolvia também a questão burocrática da contratação e demissão, a empresa passou a dar oportunidade para jovens aprendizes e estagiários que, mesmo muitas vezes sem experiência, estão se qualificando e tem vontade de aprender. “Essas contratações ocorrem para a área administrativa. Primeiro as pessoas criam raízes aqui dentro e, quando notamos que há um sentimento de pertencimento à empresa que eles estão consonantes com os valores, realizamos a efetivação e eles começam a criar carreira aqui dentro”, comenta.

E a experiência?

Diante da falta de funcionários que se enquadrem no perfil para motorista, Mezzomo destaca que a empresa encontrou um sistema que ainda está em teste. “Muitas pessoas são qualificadas, mas não possuem experiência. O que estamos fazendo é como uma escola de direção, onde colocamos esse novo motorista em trânsito com outros, já mais experientes, para que possam adquirir essas habilidades. Esse projeto tem sido bem positivo”, finaliza.

Novas competências

Liciane Diehl destaca que o avanço tecnológico e a conectividade estão mudando os modelos de negócios, ampliando a grandeza dos mercados e a concorrência e é cada vez maior a exigência sobre a profissionalização, inovações e busca por propósitos e significados. “A educação continuada é o meio para se preparar para as mudanças do mercado profissional, tanto nacional quanto internacional. Investir na própria formação (graduação, pós-graduação, cursos de atualização e de desenvolvimento comportamental, etc) e manter uma rede de relacionamentos (networking) sólida pode ser decisivo para manter a empregabilidade ou, ainda, ascender na carreira profissional”, aconselha.

Competências que serão cada vez mais valorizadas:

- Pensamento crítico
- Colaboração e trabalho em equipe
- Comunicação
- Domínio digital
- Cidadania ativa e comunitária
- Criatividade e inovação

Esperança do emprego no Feirão da Sedesth

A fila para o Feirão de Empregos organizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) começou a se formar às 2h da madrugada da quinta-feira, dia 19, na Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias (Ambi). Cerca de 600 pessoas estavam em busca de uma das 350 vagas oferecidas por 12 empresas. “O Natal está logo aí, e nosso objetivo é que consigamos fazer as festas de fim de ano de muitas famílias mais felizes e tranquilas”, destacou o titular da Sedesth, José Itamar Alves.
A esperança para conseguir um emprego fez com que Adriana Fernanda de Moraes, de 25 anos, fosse para a fila com três dos quatro filhos que tem, todos menores de dez anos, inclusive a caçula de dez meses. “Tenho esperança. Minha carteira nunca foi assinada. Só fiz bico até hoje. E estou aceitando qualquer vaga”, destacou a moradora do Marmitt. 


Leia Também

Soges busca opções para se manter

27/12/2019

Direção do clube centenário diz que não tem como arcar com indenização milionária e pensão vitalícia

Câmara de Vereadores devolve R$ 100 mil ao Executivo

27/12/2019

Entrega de documento foi realizada na tarde de quinta-feira


Prefeitura faz ponto facultativo nos dias 30 e 31 de dezembro

27/12/2019

Município vai manter somente os serviços essenciais no período. Dia 1º não haverá coleta de lixo

Inscrições de crianças na Central de Vagas das Emeis até esta sexta-feira

27/12/2019

Período só será retomado em fevereiro