Estrela

Encontro orienta interessados em produção orgânica de alimentos

Palestra com engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar levou informações aos produtores

10/10/2017 - Estrela

Um encontro realizado na última semana, no Salão Nobre da prefeitura de Estrela, levou orientações a produtores interessados na produção orgânica de alimentos. Palestra do engenheiro agrônomo Lauro Bernardi, da Emater/RS-Ascar, Regional de Lajeado, abordou questões como o diferencial dos produtos, mercado, segurança alimentar, formas de certificação, entre outros aspectos que devem ser seguidos por aqueles que optarem por este tipo de atividade.
Chefe do Escritório Municipal da Emater, com formação em nutrição, a extensionista Tânia Stein acredita no potencial do município. Lembra que Estrela tem espaço disponível para comercialização na Feira do Produtor, por exemplo, e que há políticas públicas onde os produtores podem ser inseridos.  "Nossa intenção é implantar o projeto em Estrela, pois há interessados e existe demanda", afirma, ressaltando que já estão sendo agendadas visitas a propriedades e, depois disto, seguirão os encontros com produtores para sua capacitação.
O Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal da Agricultura, e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, são parceiros nesta iniciativa. "Uma de nossas metas para este ano é incrementar a produção de orgânicos", frisa o secretário da Agricultura José Adão Braun. Ele acredita no êxito da iniciativa pela tendência do consumidor, que cada vez mais busca este tipo de produto, sem agrotóxicos e adubos químicos. 


O que são produtos orgânicos?

Pela legislação brasileira, considera-se produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele que é obtido em um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local. Para serem comercializados, os produtos orgânicos deverão ser certificados por organismos credenciados no Ministério da Agricultura, sendo dispensados da certificação somente aqueles produzidos por agricultores familiares que fazem parte de organizações de controle social cadastradas no MAPA, que comercializam exclusivamente em venda direta aos consumidores. (Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)


Leia Também

Divulgadas as fotos vencedoras do VII Concurso de Fotografias de Imigrante

20/10/2017

vencedoras do VII Concurso de Fotografias que teve como tema "A Terra dos Imigrantes"

Estudantes apresentam suas reivindicações

20/10/2017

Projeto possibilitou que vereadores mirins falassem sobre suas comunidades e apontassem carências e necessidades


Porto de Estrela será municipalizado

20/10/2017

Em reunião em Brasília, Executivo garantiu reclassificação da área. Prefeitura poderá fazer parcerias público-privadas para investir

Cooperar para um futuro melhor

20/10/2017

Programa envolve 55 alunos de cinco escolas de Estrela e objetiva atender necessidades do coletivo