Imigrante

Escola aguarda selo da Unesco

Representantes da Emef Arco Íris participaram de evento em Minas Gerais

27/09/2019 - Imigrante

Coordenadora Internacional da rede PEA-Unesco Sabine Detzel (Paris), vice-diretora da Arco-Íris, Sandra Spellmeier Zuchi e a coordenadora nacional da rede, Myriam Tricate (São Paulo)

A vice-diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arco-Íris, Sandra Spellmeier Zuchi, e o secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, David Orling, estiveram em Ouro Preto (MG), participando do Encontro Nacional das Escolas Associadas da Unesco 2019. O evento reúne toda a rede, associados e candidatos do Programa de Escolas Associadas (PEA), caso da Emef Arco-Íris, que, no início deste ano, recebeu a notificação de que foi aceita como candidata. “Como escola candidata, somos convidados a participar de todos os eventos e programações da Rede PEA. É um encontro preparado com muito carinho, organização e qualidade pela coordenação nacional”, salienta.

“É uma rede mundial que visa a sustentabilidade, ética, paz e a ciência, e nós não poderíamos deixar de envolver Imigrante, onde conhecemos a realidade de diversos países, de lugares que são a excelência em educação. É uma riqueza, um envolvimento que nos responsabiliza, ainda mais sabendo da nossa posição no Estado, onde somos os primeiros no Ideb e sabendo que queremos mais”, destaca Orling.

No evento também foram entregues certificações para as escolas associadas em 2018. Como escola candidata, a Emef aguarda o selo da Unesco.

Projetos a serem enviados

Todos os anos as escolas candidatas e as associadas precisam enviar até 31 de março um pré-projeto com as atividades previstas para serem desenvolvidas durante o ano e, até 30 de novembro, um relatório do que foi feito, para a Coordenação Estadual e Nacional do PEA-Unesco. “Três dos nossos trabalhos do pré-projeto foram selecionados para a Feira de Ciências da Univates”, destaca Sandra.
Quando for escola associada, a Arco-Íris recebe um certificado internacional de escola membro e tem o direito de utilizar a logomarca da Unesco e do PEA. Pode também receber materiais produzidos pela Unesco e participar de concursos internacionais, além de congressos nacionais.  

O que é o programa

O Programa de Escolas Associadas foi criado para estender os objetivos da própria organização mundial ao campo da educação. O objetivo fundamental do PEA é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz. Por isso, consiste no estímulo a projetos ligados a um tema central, que é o Ano Internacional proposto pela Unesco, ou simplesmente dirigidos à ampliação da consciência de cidadania.


Leia Também

Imigrante realiza Campanha de Vacinação a domicílio

23/03/2020

Idosos acima de 60 anos estão recebendo a vacina em casa

Imigrante declara situação de emergência por causa da estiagem

20/03/2020

Estiagem não afetava município desde 2012


Inscrições abertas para concurso público e seleção pública em Imigrante

24/01/2020

São diversas vagas em áreas distintas

Imigrante é o maior em PIB per capita

20/12/2019

Dados do IBGE demonstram que Estrela teve a segunda maior queda do Vale, e deu lugar a Teutônia