Estrela

Escolas realizam ações na Semana do Meio Ambiente

Semana que marca a conscientização em torno do tema também é trabalhado nas escolas do município através de diversas atividades

06/06/2018 - Estrela

Na Semana do Meio Ambiente de Estrela, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico e marcada por uma série de atividades, escolas do município também têm aproveitado o tema para realizar ações diversas envolvendo alunos e as comunidades locais. Trabalhos em sala de aula e também em espaços verdes dos educandários celebram a data.   

Na terça-feira (05/06), justamente o Dia Mundial do Meio Ambiente, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Bonifácio, do Distrito de Costão, realizaram uma blitz em frente à escola, com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual. Tanto pedestres como motoristas foram abordados. No bate-papo com alunos dos 5º e 7º anos foi destacada a importância da preservação ambiental, da reciclagem de lixo e repassadas dicas para tanto. Os alunos distribuíram cartões alusivos à data confeccionados por eles, e também mudas de Guabiroba, árvore nativa indicada para reflorestamentos em áreas degradadas, e outras espécies, doadas pela Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho. "Sempre realizamos em junho alguma ação com a proposta da importância da preservação, da reciclagem, mas esta foi a nossa primeira blitz. Acredito que foi muito válida para alunos e pessoas da comunidade", destaca a diretora Alessandra Inês Konzen Muxfeldt.

Na Emef Pedro Jorge Schmidt, no Distrito da Delfina, alunos do sétimo ano, coordenados pela professora Roseli Britto, aproveitaram a data e as aulas de ciências para trabalharem o tema "Cuidar do Meio Ambiente é cuidar da própria casa". Na terça (05) e nesta quarta-feira (06), os estudantes participaram da revitalização do jardim e de outros canteiros do ambiente escolar. Outra ação será realizada nesta quinta (07) e sexta-feira (08), com as respectivas colheita de bergamotas de um pomar da própria escola, e a posterior produção de geleia que será depois utilizada na merenda escolar.  A Emater participará do processo.

Outras atividades ocorreram em outras escolas, em propostas trabalhadas diretamente em salas de aula. Como na Emef Ruth Markus Huber, onde crianças do maternal tiveram uma experiência diferente ao terem contato com algumas plantas. Na Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer, trabalhos voltados ao tema foram parar em um mural. Ainda na manhã da terça-feira (05), na abertura da Semana do Meio Ambiente de Estrela, a Sala Verde realizou atividades com agentes mirins de Educação Ambiental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Odilo Afonso Thomé.


Leia Também

Sem votos, sem recursos

22/06/2018

Estrela precisa 1,3 mil votos para receber verbas do Governo

Alimente-se bem no inverno

22/06/2018

Confira dicas da nutricionista Taís Hart Pezzini para manter uma alimentação saudável no período de baixas temperaturas


Estrelense lança livro dia 10 de julho

22/06/2018

Líder comunitário, político e empresarial relata histórias em obra

Cantora ganha painel na Escadaria

22/06/2018

Arte foi desenvolvida e realizada pela estudante de Design, a estrelense Luisa Born, de 21 anos