Imigrante

Escolinha de futsal retoma atividades

Aulas ocorrem no contraturno escolar e envolvem mais de cem alunos das escolas Arco-Íris e Santo Antônio

02/08/2019 - Imigrante

Créditos da matéria: Ana Caroline Kautzmann

A escolinha de futsal de Imigrante, iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, retornou às atividades em julho. Mais de cem crianças estão envolvidas no projeto, que ocorre há cerca de 20 anos, mas desde o fim de 2018 estava inativo pela falta de um profissional habilitado para ministrar as aulas.

Participam alunos do 1º ao 9º Ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Arco-Íris e Santo Antônio. Eles são treinados pela profissional Rocheli Schuster, da empresa PIVI Arbitragem, formada em Educação Física. “Não é uma atividade obrigatória, participa quem tem interesse, mas quando passamos a ficha de inscrição nas escolas, só em uma, já haviam mais de 80 que queriam, tanto meninos quanto meninas”, explicam os responsáveis da secretaria.

As aulas ocorrem nos ginásios das escolas, onde os alunos são organizados em turmas, de acordo com a faixa etária, e jogam nas categorias masculino e feminino. “São três turmas à tarde em uma escola e duas em outra. Os estudantes estavam animados para o retorno das aulas. Nossa preocupação era ter uma pessoa preparada para ministrar, que tivesse especialização em Educação Física. Quem ainda não se inscreveu para participar pode solicitar a ficha nas escolas”, explicam.

Integração e mais saúde

A secretaria destaca que o principal benefício das aulas é a integração entre os alunos. “Como os estudantes jogam de acordo com a faixa etária e não pelas turmas, eles acabam se integrando, até nos amistosos, onde participam estudantes de outras escolas”, comentam. Além das aulas no contraturno, o município pretende continuar participando de competições, como a Copa Piá. “Este ano não conseguimos participar porque as aulas retornaram em julho e o campeonato já havia começado. Mas queremos continuar integrando a iniciativa nas próximas edições, pois o município sempre se destaca”, salientam.

Além da grande aceitação dos alunos, a prática da atividade física é outro benefício citado. “É uma atividade que melhora também a saúde”, apontam. 


Leia Também

Imigrante é o maior em PIB per capita

20/12/2019

Dados do IBGE demonstram que Estrela teve a segunda maior queda do Vale, e deu lugar a Teutônia

Falta de energia causa prejuízos

08/11/2019

Famílias ficaram sem luz por mais de 120 horas: de quinta-feira, dia 31, até terça-feira, dia 5


Moradores de Imigrante estão sem energia desde quinta-feira

04/11/2019

Prefeitura busca soluções junto à RGE

Monumento será inaugurado neste sábado

18/10/2019

Ato ocorre às 18h, em frente à Igreja Martin Luther, na comunidade Seca Baixa