Estrela

Estrela abre segunda fase da vacinação nacional contra o sarampo

Faixa etária de 20 a 29 anos de idade é o alvo principal da atual etapa, mas outros grupos poderão igualmente buscar imunização

19/11/2019 - Estrela

segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, focada em pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, começou na segunda-feira, dia 18, em todo país. De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo foram confirmados 1.729 casos. Coordenada pelo MS juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais correspondentes, a campanha terá em Estrela foco no respectivo grupo, mas não de forma exclusiva. Independente das datas, pessoas de todas as idades podem buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central (Rua Coronel Brito, nº 1058 – Bairro Oriental), diariamente (das 7h às 19h). Dentro do cronograma, a segunda etapa terá o "Dia D" agendado para 30 deste mês, das 8h às 17h.

A campanha, iniciada em outubro, foi visada em sua primeira etapa na imunização de crianças de seis meses a menores de cinco anos, mas em Estrela não de forma exclusiva. Além do chamado Dia D, realizado em 19 de outubro, a campanha no município contou, além de concentração na UBS Central, com levantamento nas escolas municipais, partindo da premissa de que só deveriam realizar a vacinação (primeira ou segunda dose) pessoas ainda não imunizadas. Uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) convocou alunos e também familiares a enviarem suas cadernetas de vacinação às escolas para avaliação dos documentos de saúde e confirmação da necessidade da imunização. Equipes da Saúde visitaram as escolas e realizaram a análise.

Ao todo foram 16 crianças menores de 1 ano vacinadas com a Tríplice Viral – que inclui o sarampo. Outras 11 vacinas para crianças de 1 a 4 anos – na segunda dose. E 38 doses foram aplicadas em adultos, foco de um segundo período da campanha (para pessoas entre 20 e 29 anos). Ao todo, 65 pessoas foram imunizadas.

Outras

O Dia D em Estrela também é utilizado para otimizar a vacinação contra outras doenças, entre elas a febre amarela e poliomelite. Ao todo, no último dia 25 de outubro, foram aplicadas 176 doses incluindo todas as vacinas. A UBS igualmente aproveitou a data para realizar exames pré-câncer. Foram 13 atendimentos. Estes igualmente podem ser realizados diariamente via pré-agendamento ou na hora conforme a demanda. Mais informações na Vigilância Epidemiológica de Estrela (3981-1136) e na UBS (3981-1115).


Leia Também

Em uma semana, casos triplicam em Estrela

08/05/2020

No Vale do Taquari, restrições do comércio foram mantidas

Brasilata: quase 40 anos em Estrela

08/05/2020

Instalada no Bairro dos Estados, com localização estratégica próxima à BR-386, a indústria figura entre as maiores empresas do município


Uma relíquia do Estados

08/05/2020

Luis Fernando Schneider foi vereador e radialista e, em casa, guarda histórias e coleções que o orgulham

Mães solo!

08/05/2020

No dia delas, a história de duas jovens que destacam os desafios e recompensas de serem mães