Estrela

Estrela consegue adesão ao Susaf

Agroindústrias habilitadas poderão comercializar produtos em todo o Rio Grande do Sul

15/11/2018 - Estrela

 

O município de Estrela foi aprovado na auditoria técnica para ingressar no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). A Portaria SEAPI 526/2018, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, que dispõe sobre o ingresso, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, dia 14.

O ato de adesão oficial será realizado na quarta-feira, dia 21, às 16h, no Salão Nobre da prefeitura. “Isto permitirá que nossas agroindústrias, que trabalham com produtos de origem animal, possam comercializar em todo o território do Rio Grande do Sul, aquecendo a economia local”, ressalta o secretário municipal da Agricultura, José Adão Braun.

De acordo com o secretário, o Governo de Estrela tomou todas as providências necessárias em termos de legislação e adequações solicitadas pela Secretaria Estadual da Agricultura. “Algumas situações envolvendo as agroindústrias também foram sanadas. A legislação é muito complicada, por isso demoramos muito para entrar”, observa. Hoje, segundo ele, há quatro empreendimentos aptos a comercializar seus produtos no Estado: a Agrosalsicharia Diehl, o Apiário Horn, a Salsicharia Hammes e a Q Carne. 

O médico veterinário Paulo Roberto Almeida Pereira, responsável pelo Sistema de Inspeção Municipal, acrescenta que este número deve aumentar nos próximos meses, pois alguns empreendimentos estão se regularizando. Segundo ele, as agroindústrias aptas a aderir ao sistema receberão um selo do Susaf nas embalagens.

Oportunidade para incrementar vendas

O sócio-proprietário da Salsicharia Hammes, André Hammes, diz que a aprovação do Susaf no município foi quase um milagre. “Investimos muito esperando por essa adesão. Assim que pudermos, pretendemos ampliar as vendas aqui no Vale do Taquari e, dependendo dos resultados, alcançar lugares mais distantes”, conta. A empresa já atua há 20 anos, possui 14 tipos diferenciados de produtos e está localizada na Linha Glória.

Os proprietários da Q Carne, Ernesto e Elisete Lohmann, também citam a demora na adesão ao programa, mas afirmam que será uma oportunidade para fortalecer a marca e agregar valor ao produto. “Construímos o prédio já com as normas do Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cispoa). Faz 30 anos que temos o negócio e sempre tivemos inspeção. Estávamos esperando muito por isso e, assim, conseguiremos vender para outros municípios”, afirma Elisete.


Leia Também

Apae relança campanha solidária

14/12/2018

Todos podem auxiliar com a quantia que puderem, por meio de débito em conta

Contribuição transformada em ação

14/12/2018

Valor devido à Receita Federal pode ser destinado a iniciativas e projetos que beneficiem entidades do município


Cartinhas de idosos podem ser adotadas na Vovolândia

14/12/2018

A entrega dos presentes será feita na Festa de Natal, no dia 22

Crianças dos Cemais vão para o Sesi

14/12/2018

Titular da Sedesth, José Itamar Alves, informou que os 119 alunos das duas unidades já têm vaga garantida