Estrela

Estrela é a sexta do Vale em menor perda

Levantamento de dados mostra que nos últimos 11 anos, 4.085 famílias deixaram o campo no Vale do Taquari

25/05/2018 - Estrela

Créditos da matéria: Carine Krüger

Enxergar a propriedade como uma empresa, um negócio rentável, que merece investimentos tecnológicos e de logística foi o que fez com que Alexandre Luís da Silveira, de 39 anos, largasse há 13 anos o trabalho no centro urbano e retornasse para a lida rural junto de seus pais, em Nova Paraíso, interior de Estrela. Por isso, hoje sua família é uma das 22.170 propriedades que ainda está ativa no Vale do Taquari, conforme o Censo Agropecuário coletado pelo IBGE em 2017, e divulgado agora em 2018. A estatística mostra ainda que a maioria das cidades reduziu propriedades, somando uma perda de 4.085 propriedades no Vale do Taquari.
Além disso, a família Silveira mostra que é possível fazer a sucessão rural inteligente e que o campo precisa ser tratado como uma empresa para crescer. E foi isso que Alexandre fez. Ele se tornou um empreendedor do agronegócio no ramo avícola. Assumiu a propriedade de seu pai que tinha apenas um aviário, todo no formato manual, com uma produção anual de 96 mil frangos.
Ele adaptou, ampliou e investiu em tecnologia na propriedade. Hoje tem cinco aviários, três semiautomáticos e dois deles no modelo moderno “Dark House”, que ao todo o possibilita uma produção anual 14 vezes maior do que a do pai. “Não é fácil, como em qualquer outro negócio. É preciso olhar para a propriedade como sendo uma empresa, trabalhar, arriscar e investir. Aí ela cresce.”
Hoje, por mais que toda a família ainda trabalhe na propriedade, um funcionário já teve que ser contratado para conseguir atender a demanda do serviço. O projeto é expandir cada vez mais o negócio.

Estrela perdeu 19 propriedades
Mesmo com saldo negativo, Estrela ainda está entre as dez cidades que menos perderam propriedades rurais na região. Segundo o secretário de Agricultura, José Adão Braun, a área territorial rural segue semelhante, o que mudou foi a divisão e a transformação em lotes de algumas delas.
Um exemplo disso é o próprio Loteamento Nova Morada, que há 11 anos era considerado uma área rural de Estrela e se transformou em um loteamento urbano. Segundo Braun, a perda era esperada em função do êxodo rural (migração do campo para a cidade) porque os mais jovens não enxergam o negócio no campo.
Por outro lado, explica que as propriedades que se mantiveram, cresceram e expandiram seus negócios. Justifica que foi registrado um aumento de 90% da produção nos últimos cinco anos no município, passando de R$ 132 milhões para R$ 250 milhões o valor de produção gerado pela agricultura. “E isso é fantástico para o setor primário e para os gestores. Empreender no agronegócio e evoluir.”

Dados completos
O Censo Agropecuário alcançou mais de 5 milhões de estabelecimentos rurais em todo o país, abrangendo uma área de mais de 340 milhões de hectares. Dados completos serão divulgados em julho, com detalhes rurais em cada uma das cidades.
Ao todo, foram cinco meses de coleta. O IBGE bateu de porta em porta, por meio do recenseador, preenchendo o questionário com as informações do estabelecimento que visitou e agora o processo está na fase de testes, para checar a consistência das informações inseridas pelo agente em campo no dispositivo móvel de coleta (DMC). Pode ser, por exemplo, que ele se engane na hora de preencher o questionário, anotando dados conflitantes entre si, o que pode ser checado pelos supervisores por meio de uma plataforma online do IBGE.


Leia Também

Estudantes de Estrela em pós-conferência ambiental

11/12/2018

lunos que participaram de conferência nacional irão agora realizar balanço das ações em etapa estadual

Passear de bicicleta por vias decoradas é a sugestão do Natal em Estrela

11/12/2018

Evento na noite desta terça-feira deve reunir cerca de 400 pessoas. Serão sorteados brindes, entre eles duas bicicletas


Natal das Crianças tem segunda noite de apresentações hoje

10/12/2018

Evento ocorre a partir das 20h, no Parque Princesa do Vale

Estrela recebe kits de irrigação para produtores rurais

10/12/2018

Secretário José Adão Braun representou o município na solenidade, realizada no Palácio Piratini