Estrela

Estrela ganha 150 pontos com iluminação de Led em quatro vias

Substituição das lâmpadas a vapor representará melhoria no serviço uma economia de 45,8% no consumo de energia

09/09/2019 - Estrela

Estrela foi contemplado com Projeto de Eficiência Energética na Iluminação Pública, que além de trazer mudanças no visual de algumas das principais ruas centrais da cidade, vai gerar uma economia de mais de 45% no consumo. São 150 luminárias e lâmpadas de led de 150W que já começaram a ser colocadas na Avenida Rio Branco, principal via de entrada e saída da cidade, e nas ruas Coronel Müssnich, Bruno Schwertner e parte da Júlio de Castilhos, onde a substituição dos atuais conjuntos de luminárias teve início. 

De acordo com o coordenador do Gabinete do Executivo, Jorge Both, a RGE Sul faz um chamamento público, conforme determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para que os municípios interessados se habilitem a participar de processos de seleção de projetos de eficiência energética. Estrela se habilitou e foi selecionado, e por isto receberá o investimento, que é  e R$ 334,3 mil. A concessionária também se compromete a promover ações voltadas ao treinamento e capacitação de equipes técnicas e administrativas que atuam na prefeitura, beneficiando a formação de cultura em conservação e uso racional de energia dentro e fora da instituição. 

O projeto foi elaborado pela Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade) e pelo Gabinete do Prefeito. A empresa responsável, a ISE Engenharia Ltda, realizou diversos estudos sobre a viabilidade do sistema. Entre eles o que destaca que a iniciativa pode representar uma economia de energia elétrica estimada em 45,85% sobre o total consumido pelos 150 pontos. Além da economia pontual, as novas lâmpadas melhorarão o nível de serviço proporcionado atualmente e maior segurança à sociedade.

Leia Também

Soges busca opções para se manter

27/12/2019

Direção do clube centenário diz que não tem como arcar com indenização milionária e pensão vitalícia

Câmara de Vereadores devolve R$ 100 mil ao Executivo

27/12/2019

Entrega de documento foi realizada na tarde de quinta-feira


Prefeitura faz ponto facultativo nos dias 30 e 31 de dezembro

27/12/2019

Município vai manter somente os serviços essenciais no período. Dia 1º não haverá coleta de lixo

Inscrições de crianças na Central de Vagas das Emeis até esta sexta-feira

27/12/2019

Período só será retomado em fevereiro