Estrela

Estrela registra queda em sete indicadores criminais

Redução pode ser justificada pelo aumento do efetivo e de prisões, conforme a Brigada Militar

24/01/2020 - Estrela

Créditos da matéria: Ana Caroline Kautzmann

Vale do Taquari - As estatísticas dos indicadores criminais pautados pelo Programa Avante da Brigada Militar apontam para a diminuição de ocorrências. Em Bom Retiro do Sul, Colinas, Estrela, Fazenda Vilanova e Imigrante, 48,5% dos indicadores registraram queda, 40% se mantiveram iguais e apenas 11,4% aumentaram se comparado 2018 a 2019 (veja tabela).

Em Estrela, município que teve queda nos sete indicadores, o crime com maior redução é o de roubo a estabelecimento comercial, com menos 78% de casos. Bom Retiro do Sul também demonstra queda de 70%, enquanto os demais se mantiveram iguais.

O capitão Jorge Luis Engster, do 40º BPM de Estrela, afirma que a diminuição nos crimes ocorre diante do aumento do efetivo, da integração com a Polícia Civil, incluindo troca de informações, do videomonitoramento em Estrela, inaugurado durante 2018 e de prisões realizadas em 2019. “Também diante da dedicação do nosso efetivo, que está motivado pelo comando”, enfatiza Engster.

Crime ocorre mais no interior

O capitão destaca que houve um período em que os índices de roubo à residência estavam altos em alguns municípios. “Esse tipo de roubo ocorre geralmente no interior. A diminuição, em alguns casos, é porque ocorrem prisões. A quadrilha que foi presa em Colinas, nesta semana, agia nesses roubos. Teve uma outra prisão em Paverama que também resultou na diminuição dos índices.”
Ele salienta que não há como explicar porque um índice aumenta em um município e diminui em outro, porque na região as cidades são próximas e geralmente os criminosos escolhem pelos alvos.  

Aumentam roubos à residência

Enquanto Bom Retiro do Sul registra queda de 100% nos roubos à residência, Colinas e Imigrante aumentaram as ocorrências. Mesmo assim, os números são baixos. “Colinas teve um roubo em 2018 e dois em 2019. Imigrante nenhum em 2018 e um em 2019. No total do comando regional, são valores baixos”, explica Engster. 


Leia Também

Sem reciclagem até quarta-feira

21/02/2020

Funcionários da reciclagem foram dispensados até quarta

“Ficha limpíssima”

21/02/2020

Projeto de Fell estende, para secretários, aplicação de lei


Sugerida nova área para Canil

21/02/2020

Município prevê ampliação do espaço

Carnaval: escolas e blocos desfilam em Estrela no dia 7 de março

20/02/2020

Evento é promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo