Estrela

Estrela terá 20 câmeras até julho

Licitação para instalação dos equipamentos em pontos estratégicos da cidade foi concluída. Monitoramento será a cargo da BM

09/03/2018 - Estrela

Créditos da matéria: Carine Krüger

A licitação para a instalação de 20 câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos de Estrela foi concluída, após cerca de dois anos tramitando em secretarias da prefeitura e de oito meses aguardando processos burocráticos. A empresa vencedora tem prazo de até 120 dias, ou seja, até julho, para deixar a cidade monitorada eletronicamente 24 horas por dia. Os equipamentos modernos devem auxiliar no trabalho de prevenção e investigação na área da segurança pública.
Serão instaladas 20 câmeras giratórias no modelo speed dome. Os últimos trâmites burocráticos foram acertados nesta semana e o teste principal de funcionamento efetivo foi realizado em 22 de fevereiro, quando o engenheiro da prefeitura, Almiro Knebel, e o comandante do 40º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Estrela, major Marcelo de Abreu Fernandes, foram até a empresa, em São Paulo, realizar o teste de aceitação. Os próximos passos são a assinatura do contrato e instalação do equipamento nas ruas.
De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Paulo Finck, segurança pública é dever do Estado, mas direito e responsabilidade de todos, por isso o município não ficou inerte e auxiliou com recursos próprios o trabalho dos órgãos de segurança pública.

Monitoramento
Paralelo à instalação das câmeras, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) encaminhará solicitação de convênio com a Secretaria Estadual da Segurança Pública para que designe, pelo menos, cinco policiais militares da reserva para atuarem na operação e monitoramento do equipamento. Será apenas a Brigada Militar que terá acesso as imagens. Até porque todo o equipamento será instalado em uma sala especial dentro do batalhão operacional da BM de Estrela.

 

Mais na edição impressa de hoje


Leia Também

Definidos terceiros colocados no futsal do Intercomunitários de Estrela

18/06/2018

As quatro categorias da última competição em disputa decidiram os terceiros lugares do pódio. Finais serão realizadas sexta-feira (22), em Arroio do Ouro

Festival de Inverno de Cerveja Artesanal com ingressos à venda

15/06/2018

Evento ocorre dia 28 de julho, no Centro Comunitário Cristo Rei


Cidades podem ter queda no rateio de ICMS

15/06/2018

Estrela enviou correções e pode crescer 0,5%. Situação semelhante em Colinas

Mais de R$ 1,2 milhão fora do caixa

15/06/2018

Prefeitura de Estrela estimava arrecadar R$ 5,2 milhões com imposto, mas mais de 10,4% dos veículos estão inadimplentes