Esportes

Estrelense fica em segundo lugar na estreia no Catarinense Rally Regularidade

A cidade de São Bento do Sul recepcionou cerca de 150 pessoas vindas de diversas regiões de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e, até mesmo, de São Paulo

19/03/2019 - Esportes

Créditos da matéria: Assessoria de Imprensa

O Catarinense Rally Regularidade deu a largada para mais um ano de competições. Com cinco etapas previstas, a primeira prova foi realizada no sábado, dia 16, em São Bento do Sul (SC). Organizado pela Trecho 1 – em parceria com a Federação Catarinense de Motociclismo e a Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina, o evento teve o apoio fundamental do Jeep Clube São Bento do Sul.

O grid contou com 66 veículos, divididos nas categorias Máster, Graduados, Turismo, Turismo Light, Pais e Filhos e Universitários, e ainda, registrou a estreia das categorias UTVs e Quadriciclos. Entre os participantes, esteve o piloto estrelense Milton Roberto Dresch que, ao lado do navegador Thiago Silva (de Gravataí/RS), conquistou o segundo lugar no pódio pela categoria Graduados (com 6.509 pontos perdidos). “A etapa de São Bento foi dividida em duas partes: a primeira exigiu do piloto, pois o terreno era extremamente liso e, por isso, foi difícil manter o carro no traçado. A segunda, foi na ‘famosa’ pista de autocross da Expoama, seguida do Autódromo – um circuito fechado e sinuoso, com diversos laços e pegadinhas, exigindo muita concentração e rapidez de raciocínio do navegador”, disse o piloto. “Começar a temporada entre os primeiros colocados é bom demais, ainda mais com um grid onde estão as melhores duplas do Brasil”, completou Dresch.

O roteiro teve 90 quilômetros – com 40 quilômetros de trecho cronometrado –, e começou pelo reflorestamento de pinus da Fazenda Katzer. Devido a chuva, o terreno estava bem liso e com muita lama, e os pilotos suaram para acelerar e manter o veículo na trilha. Os carros derrapavam e espalhavam barro para todos os lados. Já os navegadores, não puderam tirar os olhos do hodômetro, uma vez que situações como essa, pede que o equipamento seja ajustado a todo momento (sem muita aderência com o solo, o pneu gira em falso e o hodômetro precisa ser reposicionado na metragem correta, do contrário, a dupla não consegue encontrar o caminho certo a seguir). Ainda, no entorno da famosa casa de madeira abandonada (símbolo das etapas de rali em São Bento do Sul), os off-roaders tiveram um teste de habilidade e concentração, com balaios e pegadinhas.

A planilha direcionou as duplas para o circuito de autocross do Expoama e, depois para o Autódromo Municipal Lourenço Schreiner. Nestes locais, os competidores encararam muitos laços, com inúmeras mudanças de direção em referências bem próximas. Com médias de velocidade justas, pilotos e navegadores tiveram de ser rápidos e habilidosos.

Detalhe que, no Autódromo Municipal Lourenço Schreiner, apesar da proximidade com os demais locais, apresentou chão seco e levantou até poeira com a passagem dos veículos. E este foi um outro desafio, pois o pessoal estava vindo de uma área de solo molhado e tiveram de, rapidamente, fazer uma nova leitura e adotar o estilo de pilotagem mais adequada.

O Catarinense Rally Regularidade ainda traz uma proposta bem diferente. “No final da temporada teremos o sorteio de um jogo de pneus da Cooper Tires, entre todos os competidores que pontuarem em nossas etapas. Essa é uma forma de incentivarmos os participantes a estarem sempre conosco e, ainda, trabalhar a imagem e produto dos patrocinadores para que eles tenham ainda mais alcance e sucesso por meio de nossos eventos”, explicou Rech.

 


Leia Também

Avates conquista vice em competição estadual

15/07/2019

Equipe estrelense disputou a final da Copa Cláudio Braga, no domingo, em Caxias do Sul

Alkine é o RS em Brasília

12/07/2019

Estrelense Alkine Rissi representa o RS no GP Extreme Brasília Triathlon


Avates disputa final da Copa Cláudio Braga

12/07/2019

Equipe estrelense enfrenta a UCS, Sogipa e Juventus

Rústica de Inverno em sua maior edição

12/07/2019

Números da 13ª edição, programada para domingo, também superam os da corrida Só Elas, realizada em março