Estrela

Estudantes de Estrela em pós-conferência ambiental

lunos que participaram de conferência nacional irão agora realizar balanço das ações em etapa estadual

11/12/2018 - Estrela

O estudante Marlom Ströher, de 14 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arnaldo José Diel, de Estrela, realizará nova incursão ao mundo das conferências ambientais. Depois de participar da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em junho, que teve este ano como tema central "Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas", o estrelense irá agora ser um dos protagonistas da Pós-Conferência do Meio Ambiente. Esta ocorrerá nesta quarta, dia 12 e quinta-feira, dia 13, em Porto Alegre, promovendo agora uma análise estadual das ações realizadas após a etapa nacional. O aluno estrelense Robson Marcelo Soares Fontes, de 14 anos, da oitava série da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Manoel Soares, que também esteve na etapa nacional, será outro presente.

Em junho, o projeto do estudante Marlom, intitulado "Produzindo água", com o qual propõe a captação das águas da chuva por meio de telhados para a reutilização em sanitários, irrigação de floreiras e lavagem de calçadas como forma de economia, foi um dos 19 escolhidos para representar o Rio Grande do Sul no evento em São Paulo. Foi o único da 3ª Coordenadoria Regional de Educação originário de uma escola municipal. O projeto "Água, fonte de vida", do estudante Robson Marcelo Soares Fontes, da Escola Manoel Soares, também prevê a captação de água por meio de cisternas e a plantação de vegetação própria ao redor de sangas e arroios.

Marlom, que este ano se despede do Ensino Fundamental e da escola onde estuda desde a Educação Infantil, irá agora em Porto Alegre participar dos dois dias de programação da Pós-Conferência onde estão previstas uma série de oficinas e palestras que incentivam a educação ambiental e buscam estimular processos dialógicos e participativos, dando foco na ação coletiva e da atuação em rede. Também será realizado um balanço, por parte dos alunos, das ações realizadas em seus núcleos após a etapa nacional. Marlom, que mais uma vez estará acompanhado da diretora Ligia Inês Lohmann, exemplificará as dinâmicas de grupo oportunizadas com alunos da escola e que, entre outras atividades, realizou a limpeza de área junto a um córrego que fica próximo a escola da Linha Lenz. A diretora da escola indígena, Glaci Schmachtenberg Erichsen, acompanhará o aluno Robson Fontes.


Leia Também

Languiru irá inaugurar supermercado em Estrela

20/06/2019

Unidade tem previsão de inauguração em julho

Com braço atrofiado, a espera pela cirurgia

20/06/2019

Ana Aguiar está com o cotovelo quebrado


Atraso em obra de quadra coberta mobiliza pais

20/06/2019

Construção da estrutura no Bairro das Indústrias foi iniciada em 2014

Justiça nega pedido de liminar e obras agora estão autorizadas em prédio da Polar

20/06/2019

Medida evitaria realização de qualquer modificação no prédio