Estrela

Ex-presidentes ganham galeria

Na noite especial, Raul Ruschel recebeu diploma de jubilado

10/08/2018 - Estrela

A noite de quinta-feira, dia 9, foi de homenagens. Além da inauguração da galeria de presidentes da OAB Estrela, o advogado Jorge Raul Ruschel recebeu o diploma de jubilado. “Ele é o primeiro jubilado de Estrela e merece essa homenagem, pois alcançou os dois quesitos: 45 anos de advocacia e 70 anos de idade”, justifica o presidente Gentil Krahl. Para ele, a diplomação é um resgate. “Poderia ter feito em gabinete, mas é um momento importante.” A noite ainda contou com um jantar alusivo ao Dia do Advogado, comemorado neste sábado, dia 11.

Os três ex-presidentes Jorge Raul Ruschel, André Roberto Mallmann e Daniel Horn tiveram suas fotos e tempo à frente da subseção colocados à direita da entrada da sede. “É para que todos que entrarem vejam. Para resgatar a nossa história”, afirma Krahl. A subseção Estrela possui 280 advogados inscritos e cerca de 50 que atuam no município. 
 
OAB Estrela
 
Krahl fala que o trabalho realizado por ele e sua diretoria é uma continuidade das gestões anteriores e espera, já adiantando que não pretende buscar reeleição, que o próximo presidente dê sequência ao trabalho. “Vamos sempre subindo mais um degrau.” O atual presidente relembra que 2016, ano em que assumiu a subseção, foi de muito aprendizado. Ele aponta a construção do auditório para 50 pessoas, que possui infraestrutura audiovisual, como um dos marcos da gestão. “Somos uma subseção de destaque no interior pelo que oferecemos aos nossos inscritos.”

Gentil Krahl

Presidente desde 2016, Krahl tem 18 anos de atuação como advogado, tendo se formado em 1987 na antiga Fisc, atual Unisc. Ficou 13 anos sem advogar, pois atuava no Corpo de Bombeiros. Quando entrou na reserva, montou escritório. Tem o trabalho comunitário com forte presença em sua vida. Natural de Montenegro, veio para Estrela em 1978 para ficar apenas três meses. “Me apeguei à cidade e pretendo permanecer aqui.”

Galeria
 
1º Presidente: Jorge Raul Ruschel
Gestão 1997/2000 e 2001/2003
 
2º Presidente: André Roberto Mallmann
Gestão 2004/2006
 
3º Presidente: Daniel Horn
Gestões 2007/2009, 2010/2012 e 2013/2015
 

Mallmann: trabalho coletivo e comunitário

No final do ano, o advogado estrelense André Roberto Mallmann completa 32 anos de exercício da advocacia. Formado na antiga Fisc, atual Unisc, em 1986, aos 22 anos de idade, é sócio fundador da Bassegio e Mallmann Assessoria Jurídica S/C e atuou como assessor de empresas como Cooperativa Languiru, Transportadora Trânsito, Transportadora Giovanella, Auto Viação Estrela, Bella Luna Aromas, entre outras, e também no setor público, como assessor jurídico do município de Teutônia por mais de dez anos, na prefeitura de Estrela durante as administrações de Leonildo Mariani e Günther Wagner. Há mais de dez anos assessora o município de Imigrante e também Colinas.

Mallmann presidiu a OAB Estrela de 2004 a 2006, quando surgiu a ideia da construção da sede própria da subseção. A partir dali, foram tomadas providências necessárias para o início do processo. “Sempre tive forte atuação em entidades do município”, comenta Mallmann, que foi vice-presidente de Raul Ruschel nas duas gestões anteriores. O advogado afirma que acredita no trabalho em prol da coletividade e comunitário, sendo que cada um deve dar a sua participação. Para Mallmann, a galeria é algo tradicional em clubes e entidades. “Um reconhecimento e um registro, o qual espero que sirva de inspiração e estímulo para as novas gerações, demonstrando que, se acreditarmos, se tivermos união, se tivermos disposição para o trabalho, tudo é possível."

Daniel Horn: conquistas e reconhecimento
 
Voluntariedade e participação comunitária vieram de berço, afirma o advogado e ex-presidente da OAB Estrela, Daniel Horn. Ele teve do pai e avô materno o exemplo do trabalho voluntário, pois ambos dedicaram-se à comunidade em diferentes áreas. Horn iniciou sua trajetória aos 14 anos, no Cartório Judicial de Estrela, tendo concluído a graduação em Ciências Jurídicas e Sociais na Unisinos em 1998. Começou no escritório Bassegio e Mallmann, sendo que em 2001, em conjunto com Ricardo Miers, abriu o escritório, hoje a Horn & Miers Advogados SS. “O Direito despertou o meu interesse direcionando-me a carreira jurídica.” Quando completou cinco anos de inscrição na OAB, foi eleito vice-presidente da Subseção de Estrela, para triênio de 2004/2006. “Posteriormente exerci o cargo de presidente nos seguintes triênios de 2007/2009, 2010/2012 e 2013/2015. Atualmente, sou Conselheiro da Seccional da OAB/RS e integrante do Conselho Administrativo do OAB/PREV/RS.” 

Entre as conquistas frente à OAB, destaca a Vara do Trabalho de Estrela e, posteriormente a Segunda Vara, além da edificação da sede própria da subseção. “Foi com muito esforço, com a doação do terreno pela municipalidade, inúmeras visitas à Seccional, à Caixa de Assistência dos Advogados e ajuda comunitária. No campo institucional, em conjunto com a Seccional da OAB/RS, conquistamos importantes reformas legislativas, como o fim da compensação de honorários, contagem de prazos em dias úteis, suspensão dos prazos de 20 de dezembro a 20 de janeiro, possibilitando que o advogado goze de férias. Mais as constantes lutas em relação ao respeito a prerrogativas dos advogados que é a defesa da cidadania, honorários advocatícios dignos, campanhas contra a corrupção, voto consciente, entre outras. Importa deixar registrado que a Subseção de Estrela, desde a constituição da sua primeira diretoria, vem numa curva ascendente, o que se verifica da atual administração a qual exerce trabalho excelente, acarretando bons frutos para advocacia, comunidade, jurisdicionados e cidadania”, ressalta Horn.
 
Raul Ruschel: mais de 50 anos no Direito
 
O estrelense Jorge Raul Ruschel completa 53 anos de atuação como advogado neste ano. E, nesta quinta-feira, dia 9, recebeu o diploma de jubilado pela OAB Estrela, entidade que ajudou a fundar em 1997 e presidiu daquele ano até 2003. “É um reconhecimento pelo meu trabalho”, fala. Em 1969, o agora primeiro advogado jubilado de Estrela foi convidado por Adonis Fauth para trabalhar em Estrela. Ele havia se formado na PUC/RS quatro anos antes. Desde aquele ano até 1972, Ruschel vinha ao município dois ou três dias por semana, mas em 1973 retornou em definitivo para o Vale do Taquari. “Juntei bagagem e família.”
 
OAB Estrela

Na ocasião da fundação da subseção, Ruschel conta que o número de profissionais vinha aumentando e a entidade se fez necessária. “Crescia o número do ‘lado de cá’ do Rio Taquari, desde Colinas até Bom Retiro do Sul e Teutônia. O que fizemos foi participar junto ao colegiado estadual, que se reunia duas vezes por ano e nos passava orientações”, lembra. Ruschel comenta que a galeria de presidentes é algo comum às entidades, porém importante. “É marca, é memória.”

Com mais de 50 anos de atuação, o advogado viu muitas mudanças, e afirma que muitas conquistas aconteceram, porém, o mercado reduziu. “Hoje não é mais uma carreira para exercício pleno, mas para buscar concursos para atuar em áreas específicas.” Daqui para frente, Ruschel quer aproveitar a família e auxilia o filho, que tem escritório em Novo Hamburgo.

Leia Também

Outubro Rosa: Saúde intensifica ações de prevenção

17/10/2018

Centro Materno-infantil de Estrela abre no dia 27 pela manhã para realização de exames preventivos

Educação na Praça destaca projetos das escolas municipais de Estrela

15/10/2018

Evento será realizado neste sábado, dia 20, na Praça Menna Barreto, no centro da cidade


Município lança Estrela Premiada no dia 18

15/10/2018

Durante o evento também será apresentado o projeto do Natal 2018

Conselho Tutelar é transferido para antiga Escola Madre Branca

11/10/2018

Parte do prédio foi reformada para receber o órgão, que atua na garantia dos direitos de crianças e adolescentes