Estrela

Exposição "Rostos com História" busca identificar cidadãos estrelenses

Trabalho faz parte do processo de organização do museu e arquivo cultural do município, e fotos podem ter significado afetivo para muitas pessoas e famílias

16/05/2018 - Estrela

Foi aberta, na manhã desta segunda-feira (14/05), a exposição "Rostos com História", uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secutur). São mais de 200 fotos de pessoas que já foram tema de reportagens e outras publicações do Jornal Nova Geração, mas que hoje estão sem identificação. A proposta, que se estenderá até dia 25/05, tem como objetivo principal identificar personagens que possam ter valor histórico para o município ou mesmo afetivo para diversas famílias locais. As fotos estão expostas no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, na Rua Marechal Floriano, nº 433, também sede da secretaria.

Conforme a historiadora Letícia de Oliveira, a ideia da exposição surgiu a partir do trabalho de organização do acervo documental de que a secretaria possui. "Tínhamos aqui um acervo com centenas de fotos de pessoas que já foram utilizadas em alguma publicação do Jornal Nova Geração, ou foram fontes de matérias, coluna social ou outras. Só que hoje estão sem identificação. Rostos que podem ter alguma história, mas que assim, de certa forma, estão perdidas", explica. "O que buscamos é, através da exposição, receber a visita de pessoas que possam reconhecer algum familiar ou personalidade neste material. Mesmo que não tenham valor histórico para o acervo, podem ter valor sentimental para famílias, e assim serem devolvidas. Já obtivemos sucesso em alguns casos. Nos ajude a contar esta história", diz ela.

A Secultur já trabalha na organização de uma exposição sobre a história das Copas do Mundo, que será aberta antes do mundial. Mais informações pelo telefone 3190-1258.


Leia Também

Colinas deve ganhar pousada turística

25/05/2018

Empreendedor procura investidor para quartos de contêineres

Estrela é a sexta do Vale em menor perda

25/05/2018

Levantamento de dados mostra que nos últimos 11 anos, 4.085 famílias deixaram o campo no Vale do Taquari


Torneio do Boi é mantido com 128 duplas

24/05/2018

Já os tradicionais Jogos Germânicos e os Grenais não serão mais realizados este ano dentro do ParkChoppFest

Escola estrelense realiza pré-lançamento de livros infantis

24/05/2018

Proposta "Tenho uma História para Te Contar", da Emei Paulo Freire, trabalha com as mais de 150 crianças na produção de oito obras infantis