Estrela

Família Hahn perde produção de frangos por falta de luz

Sindicato dos Trabalhadores Rurais auxiliará nos procedimentos jurídicos para reaver danos

13/04/2018 - Estrela

Créditos da matéria: Carine Krüger

Mais de 18 mil frangos do aviário da família Hahn, na divisa de Linha Geraldo com a Wolf, morreram durante a quarta-feira, dia 11, por falta de energia elétrica. A propriedade é de Airton Hahn, mas o trabalho é gerido pela filha Diane Hahn e pelo genro Adriano Leonhardt. Os prejuízos ainda não foram calculados, mas os produtores lamentam a situação, pois os animais seriam entregues na noite desta sexta-feira, dia 13, à Cooperativa Languiru.
De acordo com os proprietários, a concessionária RGE desligou a energia para a retirada de dois postes de madeira, por volta da 7h. Contudo, demorou mais de dez horas para finalizar o procedimento. “Não fomos avisados nem do desligamento e nem da demora e, à tarde, por conta própria, alugamos um gerador, mas já era tarde demais.”
Hahn explica que na quarta-feira o calor foi intenso, e no aviário a intensidade é ainda maior, por isso a energia elétrica é necessária para manter a temperatura interna. Como não havia luz, a maioria morreu. “Alguns ficaram vivos, mas nem sabemos como será o processo agora.” Ao todo, eram criados 26,6 mil frangos em dois aviários.
De acordo com o presidente do STR, Rogério Heemann, a entidade acompanhará e ajudará os agricultores em todos os trâmites. Na manhã de quinta-feira, dia 12, ele acompanhou Airton e Adriano até a RGE para abrir processo interno de verificação. “Vamos tentar de forma amigável um ajustamento do prejuízo com a concessionária. Mas se for impossível, vamos auxiliar no processo judicial”, esclarece Heemann.

 


Leia Também

Sem votos, sem recursos

22/06/2018

Estrela precisa 1,3 mil votos para receber verbas do Governo

Alimente-se bem no inverno

22/06/2018

Confira dicas da nutricionista Taís Hart Pezzini para manter uma alimentação saudável no período de baixas temperaturas


Estrelense lança livro dia 10 de julho

22/06/2018

Líder comunitário, político e empresarial relata histórias em obra

Cantora ganha painel na Escadaria

22/06/2018

Arte foi desenvolvida e realizada pela estudante de Design, a estrelense Luisa Born, de 21 anos