Vale do Taquari

Fazenda Vilanova e Estrela registram melhor saldo de emprego em anos

Saldo positivo em Fazenda Vilanova é o melhor desde o registrado em 2013. Estrela e Imigrante também apresentam avanços

31/01/2020 - Vale do Taquari

Créditos da matéria: Ana Caroline Kautzmann

Fazenda Vilanova apresentou, em 2019, o melhor saldo positivo de empregos com carteira assinada desde 2013. A marca também se aplica a Estrela, que, desde 2014, não alcançava tantas admissões a mais do que desligamentos. Imigrante se manteve no ciclo positivo que ocorre desde 2016, isso porque, devido à presença de grandes empresas, o cargo de alimentador de linha de produção historicamente alcança saldo positivo no levantamento.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, em Fazenda Vilanova o que mais contratou em 2019 foi trabalhador de confecção de calçados. De acordo com o prefeito José Luiz Cenci, antes de ser empossado e cumprindo uma das promessas de campanha, começou a visitar empresários com objetivo de conquistar a confiança deles para que ampliassem ou instalassem suas empresas na cidade. “Também ampliamos o Programa de Incentivo a Empresas, com auxílio para pagamento de parte do aluguel, disponibilização de máquinas para terraplanagens e auxílios para compra de áreas de terras aos interessados em se instalar aqui”, conta.

Cenci atribui a recuperação nos empregos devido às novas empresas do setor calçadista que se instalaram na cidade, mas destaca que as maiores contratações ainda estão por vir. “São de empresas com setores diversificados que estão construindo seus pavilhões. O início dessas contratações ocorre a partir do segundo semestre deste ano”, adianta.

Múltiplos esforços

Em Estrela, o cargo de alimentador de linha de produção foi o que obteve o maior saldo de empregos: contratou 215 e demitiu 160, mas o maior número de admissões, 372, foi para motorista de caminhão. O saldo positivo de 194 vagas encerra um ciclo de quatro anos sem avanços no emprego formal. Resultado que, para o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, José Itamar Alves, demonstra os múltiplos esforços e o trabalho desenvolvido pelo município.

Ele destaca que as empresas buscam, na secretaria, mão de obra qualificada e que os desempregados têm a Sedesth como referência para buscar vagas. “Vemos empresas de grande porte se instalando em Estrela. Eles confiam em nosso trabalho e nas parcerias, uma vez que os maiores números de admissões foram em cargos mais ofertados aqui. Ficamos felizes com esses dados positivos, pois comprovamos que o trabalho tem sido eficaz na geração de emprego e renda”, afirma. 

Na contramão

Diferente dos outros municípios, Colinas apresentou saldo negativo, resultado que se repete desde 2014. O fato também ocorre em Bom Retiro do Sul.

Em 2015 e 2016, Bom Retiro se recuperou, mas em 2017 voltou a ficar negativo. Já em 2018, conseguiu finalizar o ano positivo, com 103 admissões a mais, mas em 2019, o saldo novamente caiu. “No meu ponto de vista isso aconteceu devido à crise política e a insegurança sobre o que realmente iria acontecer com nosso país. A grande maioria das empresas não investiu nada neste período, apenas mantiveram-se em atividade. Agora que estão começando a investir e, por conta disso, acredito que teremos um crescimento nos próximos anos", avalia o presidente da Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Bom Retiro Sul (Aciab), Paulo Luciano dos Santos. 

                                   Saldo 2018         Saldo 2019

Bom Retiro do Sul             103                     -9
Colinas                             -31                     -2
Estrela                            -270                    194
Fazenda Vilanova               50                      61
Imigrante                           5                      15


Leia Também

UTI Covid do HBB chega a 100% de ocupação

27/04/2020

São 13 o número de leitos

Vale confirma primeiro óbito por coronavírus

24/04/2020

Idosa tinha 86 anos


Lajeadense e Languiru propiciam suporte a entidades durante a pandemia

22/04/2020

Para celebrar 109 anos, o clube organizou uma ação diferenciada em parceria com a Languiru