Bom Retiro do Sul

Fiéis celebram Nossa Senhora dos Navegantes

Programação ocorre domingo, dia 3, na Paróquia Sagrada Família com reza do terço vivo e coroação da imagem da santa

01/02/2019 - Bom Retiro do Sul

A fé em Nossa Senhora dos Navegantes teve início no século 15, quando as pessoas que viajavam pelas águas pediam proteção à santa para retornarem aos seus lares de forma tranquila. Maria era vista como protetora das tempestades, e demais perigos que o mar e os rios ofereciam. Em Bom Retiro do Sul ocorrem no domingo, dia 3, homenagens e orações na Paróquia Sagrada Família, a partir das 19h.

Há seis anos o município retomou a tradição de celebrar Nossa Senhora dos Navegantes na comunidade. Populares contam que há décadas havia procissão nas águas do Rio Taquari. “Acreditamos que Nossa Senhora mostra sempre o melhor caminho e o porto seguro. Reunir a comunidade em oração é um gesto maravilhoso, expressando a fé do nosso povo. Me orgulho muito em fazer parte desta história e participar desta organização todos os anos. É preciso ter muita fé, lutar por dias melhores e levar o amor as pessoas, e Maria é meu maior exemplo”, destacou uma das organizadoras da celebração, Diésica Daiane da Silva.

Mudança de local

Devido a questões de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros e a falta de recursos para arcar com estes custos, neste ano a missa em honra a Nossa Senhora dos Navegantes será na Paróquia Sagrada Família, diferente do que ocorria nos anos anteriores com o evento sendo realizado na Barragem Eclusa, às margens do Rio Taquari. No ano passado, a edição na barragem foi uma das que reuniu mais fiéis: cerca de 600 pessoas.

Identificação com a navegação

O padre Marcos Leandro de Oliveira, pároco da Sagrada Família, lembra que quando chegou em Bom Retiro do Sul a comunidade já organizava a programação para celebrar a protetora dos navegantes e que a tradição vem se mantendo. Ele destaca que, assim como em várias outras partes do Estado, Bom Retiro do Sul tem uma identificação histórica com a navegação e com a fé que muitas pessoas depositam em Maria na figura de Nossa Senhora dos Navegantes, o que faz da celebração um momento simples, porém lindo e cheio de significado.


Leia Também

Bom Retiro do Sul adquire mais uma ambulância

22/04/2019

Com o incremento desta nova ambulância na frota, a Secretaria da Saúde dispõe atualmente de três ambulâncias

Crianças e gestantes começam a receber vacina contra a gripe dia 10

08/04/2019

A meta de Bom Retiro do Sul em 2019 é de imunizar 3.762 pessoas nos grupos prioritários


Paradas de ônibus recebem nova identidade visual

25/03/2019

Ação faz parte das comemorações dos 60 anos de emancipação de Bom Retiro do Sul

Prefeito Edmilson solicita continuidade de obras pelo DAER

11/03/2019

Demanda irá beneficiar a comunidade local através da execução de pavimentação