Variedades

Fórum Internacional reúne educadores do Estado em Estrela

30/07/2018 - Variedades

Créditos da matéria: Assessoria de Imprensa

Estrela sediou, desde a noite desta quinta-feira, 26, o II Fórum Internacional de Educação do Vale do Taquari, mas que conta com a presença de representantes de todo o Estado. Apresentações culturais, palestras, formações e demais iniciativas movimentam mais de 800 profissionais educadores e de áreas ligadas no evento sediado no ginásio da Paróquia São Cristóvão, na Rua 1º Maio, 15, no Bairro Boa União. A programação, que prossegue ao longo de toda esta sexta-feira, 27, finalizando na manhã de sábado, 28, com palestras de outros renomados profissionais da área.

O fórum promovido pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat), conta com apoio do Governo de Estrela e tem na organização a empresa Educamax. Em debate e análise, temas como gestão escolar; desenvolvimento de docentes; o atual contexto da criança que chega à escola e a Base Nacional Comum Curricular, entre outras pautas. A palestrante Roberlayne de Oliveira Borges Roballo, doutora em Educação da Universidade Federal do Paraná, abriu a série de pautas ainda na noite de quinta-feira, em bate-papo exclusivo às equipes técnicas das secretarias de educação da região. A Orquestra Caxias Esemble, de Ivoti-RS, realizou apresentação.

A movimentação maior começou na manhã desta sexta-feira, 27, no primeiro dia aberto a todos os participantes. Mais de 800 inscritos e dezenas de convidados prestigiaram a programação do dia, aberta com café da manhã e apresentações da Orquestra de Sopro de Picada Café. Entre os convidados, o prefeito de Estrela, Rafael Mallmann; o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime), André Lemes; e também o vice, Marcelo Mallmann, secretário de Educação de Estrela e presidente da Asmevat. “Evento que faz de nosso município, como sempre, um polo voltado à educação de qualidade”, destaca o prefeito estrelense. “Nos sentimos prestigiados em poder participar de uma iniciativa que dá o verdadeiro valor à educação, o que nem sempre ocorre em outras frentes”, enfatiza Lemes. O secretário Mallmann ressalta. “Procuramos fazer da educação um grande e sólido pilar na construção da nossa integralidade humana.”

Pela manhã, o espanhol Federico Malpica, diretor e fundador do Instituto Escalae, sediado na Espanha com atuação internacional na busca de inovações pedagógicas, palestrou aos presentes com tema “O desenvolvimento das competências docentes sob um enfoque reflexivo e participativo”, e se disse honrado pela oportunidade. A tarde foi aberta com Mesa Redonda intitulada “A BNCC e as áreas do conhecimento”, onde profissionais dialogaram sobre como fazer essa interação na prática. Ainda nesta sexta-feira a palestra “Que cérebro é esse que chegou na escola?”, protagonizada pelo pedagogo e psicopedagogo pela Unesp-SP, Geraldo Almeida Peçanha, também psicanalista pela Sociedade Internacional de Psicanálise de São Paulo.

O encerramento do fórum ocorreu no sábado, 29, a partir das 8h30min, com duas palestras. A primeira, intitulada “As 10 Competências da Base Nacional Comum Curricular”, protagonizada pela doutora em Geografia pela Ufrgs, especialista no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a representação deste na Educação Básica. Em seguida, “Quem ensina, aprende”, por parte do doutor em Filosofia da Educação, Gabriel Perissé, de extenso currículo profissional.


Leia Também

Loja Street 13 traz novas opções para os estrelenses

09/11/2018

Marcas como Qix e Cyclone formam o mix de produtos

Saúde também é bem-estar

09/11/2018

Estrutura está localizada na Estrada Municipal Romeu Osvaldo Käffer, em Linha Lenz


Benefícios para a saúde e mais segurança

09/11/2018

Esporte é um dos exercícios mais completos e é recomendado para pessoas de todas as idades

2º Encontro da Família Scheeren ocorre domingo

09/11/2018

Evento ocorre na Linha Arroio do Ouro, em Estrela