Variedades

Fórum Internacional reúne educadores do Estado em Estrela

30/07/2018 - Variedades

Créditos da matéria: Assessoria de Imprensa

Estrela sediou, desde a noite desta quinta-feira, 26, o II Fórum Internacional de Educação do Vale do Taquari, mas que conta com a presença de representantes de todo o Estado. Apresentações culturais, palestras, formações e demais iniciativas movimentam mais de 800 profissionais educadores e de áreas ligadas no evento sediado no ginásio da Paróquia São Cristóvão, na Rua 1º Maio, 15, no Bairro Boa União. A programação, que prossegue ao longo de toda esta sexta-feira, 27, finalizando na manhã de sábado, 28, com palestras de outros renomados profissionais da área.

O fórum promovido pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat), conta com apoio do Governo de Estrela e tem na organização a empresa Educamax. Em debate e análise, temas como gestão escolar; desenvolvimento de docentes; o atual contexto da criança que chega à escola e a Base Nacional Comum Curricular, entre outras pautas. A palestrante Roberlayne de Oliveira Borges Roballo, doutora em Educação da Universidade Federal do Paraná, abriu a série de pautas ainda na noite de quinta-feira, em bate-papo exclusivo às equipes técnicas das secretarias de educação da região. A Orquestra Caxias Esemble, de Ivoti-RS, realizou apresentação.

A movimentação maior começou na manhã desta sexta-feira, 27, no primeiro dia aberto a todos os participantes. Mais de 800 inscritos e dezenas de convidados prestigiaram a programação do dia, aberta com café da manhã e apresentações da Orquestra de Sopro de Picada Café. Entre os convidados, o prefeito de Estrela, Rafael Mallmann; o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime), André Lemes; e também o vice, Marcelo Mallmann, secretário de Educação de Estrela e presidente da Asmevat. “Evento que faz de nosso município, como sempre, um polo voltado à educação de qualidade”, destaca o prefeito estrelense. “Nos sentimos prestigiados em poder participar de uma iniciativa que dá o verdadeiro valor à educação, o que nem sempre ocorre em outras frentes”, enfatiza Lemes. O secretário Mallmann ressalta. “Procuramos fazer da educação um grande e sólido pilar na construção da nossa integralidade humana.”

Pela manhã, o espanhol Federico Malpica, diretor e fundador do Instituto Escalae, sediado na Espanha com atuação internacional na busca de inovações pedagógicas, palestrou aos presentes com tema “O desenvolvimento das competências docentes sob um enfoque reflexivo e participativo”, e se disse honrado pela oportunidade. A tarde foi aberta com Mesa Redonda intitulada “A BNCC e as áreas do conhecimento”, onde profissionais dialogaram sobre como fazer essa interação na prática. Ainda nesta sexta-feira a palestra “Que cérebro é esse que chegou na escola?”, protagonizada pelo pedagogo e psicopedagogo pela Unesp-SP, Geraldo Almeida Peçanha, também psicanalista pela Sociedade Internacional de Psicanálise de São Paulo.

O encerramento do fórum ocorreu no sábado, 29, a partir das 8h30min, com duas palestras. A primeira, intitulada “As 10 Competências da Base Nacional Comum Curricular”, protagonizada pela doutora em Geografia pela Ufrgs, especialista no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a representação deste na Educação Básica. Em seguida, “Quem ensina, aprende”, por parte do doutor em Filosofia da Educação, Gabriel Perissé, de extenso currículo profissional.


Leia Também

Inclusão pelo Mundo Colorido é exposição no Centro de Cultura

01/08/2018

Mostra reúne, em Estrela, a paixão do jovem artista Marcos Felipe Schäfer por animais, veículos e mosaicos

Fantoches incrementam atividades lúdicas em Colinas

01/08/2018

Ao todo, 13 personagens dos contos e fábulas incrementam os momentos lúdicos


Encontro mantém viva a tradição do canto coral em Estrela

01/08/2018

Promovido pela Liga de Corais, evento reuniu 20 grupos no Distrito de Glória 

Associação de Arroio do Meio recebe alimentos do Dia Mundial do Rock

31/07/2018

Evento tradicional em Imigrante, foi realizado nos dias 14 e 15 de julho