Estrela

Furtos e arrombamentos caem 61,9%

Índice é um comparativo dos meses de agosto de 2017 e de 2018. Fato pode ser explicado devido às ações de repressão da BM

14/09/2018 - Estrela

Comparando o mês de agosto de 2017 com o de 2018, Estrela registra uma queda de 61,9% no número de ocorrências de furto e arrombamento. Em 2017 foram 21 registros e neste ano apenas oito. O fato pode ser explicado devido às ações de repressão que estão sendo realizadas pela Brigada Militar, e à instalação do sistema de videomonitoramento. Para o comandante do 40º Batalhão da Brigada Militar (BPM), major Marcelo de Abreu Fernandes, a queda é explicada por diversos fatores. “Essa redução ocorre por conta das prisões que realizamos, pela sazonalidade, pelas câmeras, por ações de repressão do Pelotão de Operações Especiais (POE), denúncias anônimas realizadas pela população, enfim, é um conjunto de ações que a Brigada Militar vem realizando”, afirma.

No entanto, ele cita que mesmo com a diminuição perceptível no número de furtos e arrombamentos, o crime ainda é o mais cometido em Estrela. Em um ano, foram 126 ocorrências. O comandante reforça que o fato tem ligação com o tráfico. “Esse tipo de crime, em cidades com porte maior, como Lajeado, Encantado, Teutônia e Estrela, é potencializado pelo tráfico de drogas. Os usuários arrombam residências e vitrines para furtar de forma rápida, pegam o que conseguem e trocam por maconha ou crack nos pontos de tráfico”, explica.

Outros índices que registraram queda em Estrela foram os roubos a pedestres e furtos de veículos, com 100% e 66% de queda, respectivamente. “Muitas dessas ocorrências eram registradas próximo do Hospital Estrela, algo que diminuiu depois das prisões que realizamos e da instalação das câmeras”, comenta o major. De acordo com ele, são sempre os mesmos criminosos que atuam e quando estes são presos as ocorrências diminuem. “Aqui são sempre os mesmos, não temos muitas pessoas de fora que cometem esses delitos, então quando eles estão na cadeia, temos a diminuição desses índices”, explica.

Crise na segurança

Atualmente, o 40º BPM funciona com 55% menos efetivo do que o recomendado para a área de abrangência, mas, de acordo com o major, a situação é contornada com as horas-extras. A esperança para aumentar o efetivo se mantém na convocação dos 4,1 mil policiais aprovados no último concurso estadual da BM. “Para o 40º BPM, pretendo conseguir 35 novos policiais”, comenta.

Mas, mesmo com a baixa no efetivo, a quantia de armamentos e veículos, é suficiente para atender às ocorrências. “Estou organizando a compra de mais armas, mas recentemente já recebemos algumas novas via consulta popular e dois veículos”, conta.

Auxílio das câmeras

Desde a instalação do sistema de videomonitoramento, a BM contou com o auxílio do serviço em diversas ocorrências. Entre elas, uma ocorrida no sábado à tarde, dia 8, quando um homem de 37 anos, morador de Estrela, foi preso em flagrante enquanto assaltava uma loja, na Avenida Rio Branco, no Bairro Oriental. A guarnição da BM foi avisada do assalto por um cliente e a equipe que monitora o sistema posicionou a câmera que fica em frente, reconhecendo a motocicleta, uma Yamaha Fazer, que já havia sido utilizada pelo suspeito e mais um homem em um assalto no mesmo dia, em um posto na RST-453, em Estrela.

De acordo com o major, além de acompanhar a ação da guarnição, as câmeras ajudaram no flagrante e na abordagem ao suspeito. “Foi com as imagens das câmeras que a equipe decidiu o melhor posicionamento para abordar o indivíduo e repassou as informações aos policiais que estavam no local”, comenta. Além disso, a Avenida Rio Branco é o local de Estrela onde as ocorrências de furto e arrombamento têm mais registros. “Essa via é um canal, porque ali o criminoso rouba e pode correr para diversos lugares, como o Bairro Marmitt, por exemplo.”


Leia Também

Voluntários iniciam trabalho no Barracão de Natal em Estrela

25/09/2018

Decoração do município já se transformou em atracão turística na região e Estado

Gabarito oficial do Concurso Público de Estrela será divulgado nesta terça-feira

24/09/2018

Também será possível consultar as respostas aos recursos e as notas individuais


Produção de mudas por uma Estrela mais verde

24/09/2018

Horto florestal conta com cerca de 20 mil unidades de espécies nativas, floríferas e frutíferas

Maioria para pavimentação

20/09/2018

Conclusão da ERS-129 receberá 82,7% da receita prevista para investimentos em 2019