Estrela

Giovana Morais Rigo ganha cadeira na Academia de Letras

Escritora de apenas 12 anos ganhou o título de Imortal

23/11/2018 - Estrela

A escritora Giovana Morais Rigo, de 12 anos, foi empossada como Acadêmica da Academia de Letras do Brasil, seccional Rio Grande do Sul. Ela ocupa agora a cadeira 77, junto ao patrono José Mauro de Vasconcelos. O título de Imortal foi concedido em cerimônia sábado, no Centro Cultural Érico Veríssimo, em Porto Alegre.

A jovem escritora tem três livros publicados e, em breve, deve lançar o quarto. Aluna do 7º ano do Colégio Santo Antônio, afirma que está contente com o título. “Foi uma novidade que eu não esperava, uma surpresa, fiquei bem feliz”, comenta.

A mãe, Marinês Pérsigo Morais Rigo, conta que a indicação ocorreu após o lançamento do terceiro livro. “Perguntaram se era possível, por ela ser menor, fazer a indicação. Nós falamos que sim, mas não acreditamos muito. Eles até disseram que seria difícil, porque nenhuma criança havia sido empossada”, relembra.

Cerca de um mês depois, um e-mail anunciou que Giovana havia sido escolhida, junto a outras 20 pessoas, para ocupar a cadeira. “Quem indica é sempre um membro da academia e depois esse nome é votado em assembleia. Para ela foi o presidente da seccional do Rio Grande do Sul, Milton Pantaleão Júnior. Eu perguntei porque ela e ele disse que leu os livros e que achou interessante a criatividade e a maneira que Giovana escreve”, explica a mãe.

Marinês cita a importância da escola no título alcançado e diz que se sente orgulhosa da filha. “Tanto a diretora, Claudia Argiles da Costa, quanto a professora Márcia Beppler, incentivam muito. A Márcia foi aquela que teve um olhar diferenciado para uma criança dentro do universo de outras. Estou muito orgulhosa, porque nós que trabalhamos com a educação, vemos a dificuldade que as crianças têm em ler e escrever. A Giovana tem isso por prazer”, destaca.


Leia Também

Apae relança campanha solidária

14/12/2018

Todos podem auxiliar com a quantia que puderem, por meio de débito em conta

Contribuição transformada em ação

14/12/2018

Valor devido à Receita Federal pode ser destinado a iniciativas e projetos que beneficiem entidades do município


Cartinhas de idosos podem ser adotadas na Vovolândia

14/12/2018

A entrega dos presentes será feita na Festa de Natal, no dia 22

Crianças dos Cemais vão para o Sesi

14/12/2018

Titular da Sedesth, José Itamar Alves, informou que os 119 alunos das duas unidades já têm vaga garantida