Variedades

Gravidez tardia requer atenção

Idade ideal para engravidar pode variar de acordo com as características de cada mulher

08/11/2019 - Variedades

Atualmente, as mulheres tendem a ter uma gestação mais tardia, com idade superior a 35 anos. Nestes casos, também estão mais propícias a ter uma gravidez de risco e a possíveis alterações genéticas do feto, como, por exemplo, a Síndrome de Down. As mulheres acima dos 40 anos ainda podem desenvolver hipertensão e diabete mellitus, que aumentam os riscos durante a gravidez.

“Mesmo com o avanço da medicina, ainda existem riscos que são passíveis de ocorrer”, destaca o ginecologista e obstetra João Batista Chemin, que atende em Estrela.

Condições que podem resultar numa gravidez de alto risco:

- Mulheres antes dos 18 e após os 35 anos de idade;
- Gestantes com doenças crônicas como, por exemplo, diabete mellitus, hipertensão, hipotireoidismo, obesidade mórbida, entre outras;
- Fumantes;
- Gestante com histórico de aborto de repetição;
- Condições que aparecem durante a gestação como, por exemplo, doença hipertensiva específica da gestação e diabete mellitus gestacional.

Existe idade ideal para engravidar?

Chemin explica que a idade ideal para engravidar pode variar de acordo com as características de cada mulher, mas que, segundo a medicina, o ideal seria entre os 20 e 29 anos, pois neste período o aparelho reprodutivo da mulher está bem desenvolvido.
“Após os 30 anos existe uma diminuição gradativa dos óvulos, o que dificulta a gestação. Deste mesmo modo, as mulheres com idade inferior aos 20 anos também não estão com o sistema reprodutivo completamente desenvolvido”, salienta o profissional. 

Importância do acompanhamento médico

O acompanhamento médico obstétrico é fundamental, tanto na pré-concepção quanto durante a gestação. “Pois são necessários exames laboratoriais e de imagem para reduzirmos os riscos para a gestante e o feto em desenvolvimento. Esses são essenciais para detectar qualquer alteração existente. Assim podemos traçar os planos para garantir uma gestação viável até o seu fim”, explica o ginecologista e obstetra.

O médico João Batista Chemin atende no consultório situado na Rua Geraldo Pereira, nº 380, sala 2, em Estrela.
Contato pelo telefone 3720-1320.


Leia Também

Coaching: processo de transformação

08/11/2019

Artigo da coach Iara Beschorner

Excelência em resultados

08/11/2019

Artigo da coach Aline Ferreira


Gravidez tardia requer atenção

08/11/2019

Idade ideal para engravidar pode variar de acordo com as características de cada mulher

Travesseiro ideal previne dores

08/11/2019

Loja D’ Casa possui mais de 50 modelos de travesseiros em estoque