Estrela

HE cria “visita virtual” para pacientes

Proposta partiu da equipe da UTI Adulto, sensibilizada com a ausência de pessoas próximas, que trazem conforto aos internados

30/04/2020 - Estrela

ESTRELA - A pandemia do coronavírus trouxe, além das precauções individuais e coletivas, a suspensão das visitas aos pacientes internados. Assim, além da fragilidade causada pelas doenças, por tratamentos severos, a falta da presença de familiares e amigos tem causado solidão e insegurança em muitos.

Para diminuir essa sensação e garantir a humanização que auxilia na recuperação dos pacientes, a equipe da UTI Adulto do Hospital Estrela resolveu se valer da tecnologia e utilizar tablets para colocar familiares e internados em contato virtual. A experiência começou na terça-feira, com três pacientes. Dois que estavam na Unidade de Internação Covid e outra paciente na UTI Covid. O momento foi emocionante e fez muito bem às duas partes.

Pacientes participam

Rosita Martins esteve na UTI Covid por cinco dias. Ao sair e ir para a Unidade de Internação Covid na terça-feira, 28, teve a alegria de conversar com sua filha e com a netinha. Ela deixou o hospital na quarta-feira. Já Renato da Silva ficou seis dias internado na Unidade de Internação Covid. De lá, ansioso para ir para casa, ele conversou com uma amiga. Renato teve alta do hospital no dia 28. A paciente Ana Paula Veiga, da UTI Covid, conversou com a filha. Ela segue no setor.  As “visitas virtuais” serão levadas para os pacientes de outros setores do HE. Neste momento, a ênfase está com os pacientes confirmados com coronavírus.

Para renovar a esperança

Estudos apontam que a presença da família e de amigos ajuda muito para que o paciente se sinta amado, saiba que as pessoas se importam com sua felicidade e bem-estar, que torcem por sua recuperação. Essas mensagens positivas que vêm das pessoas próximas têm a capacidade de renovar a esperança do doente. E as visitas virtuais iniciadas pelo Hospital Estrela trouxeram também o sorriso ao rosto dos internados.


Leia Também

Em uma semana, casos triplicam em Estrela

08/05/2020

No Vale do Taquari, restrições do comércio foram mantidas

Brasilata: quase 40 anos em Estrela

08/05/2020

Instalada no Bairro dos Estados, com localização estratégica próxima à BR-386, a indústria figura entre as maiores empresas do município


Uma relíquia do Estados

08/05/2020

Luis Fernando Schneider foi vereador e radialista e, em casa, guarda histórias e coleções que o orgulham

Mães solo!

08/05/2020

No dia delas, a história de duas jovens que destacam os desafios e recompensas de serem mães