Estrela

Hilário Eidelwein deixa cargo de secretário

Prefeitura de Estrela avalia dois servidores para assumirem Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico

07/02/2020 - Estrela

Estrela - O secretário de Meio Ambiente de Estrela, Hilário Eidelwein, pediu demissão nesta quinta-feira, dia 6. Isso porque foi condenado por direcionamento de licitação, realizada em 2013, o que configura crime contra a admnistração.
O prefeito Rafael Mallmann explica que a prefeitura avalia dois nomes para assumir a secretaria: o biólogo Gaspar Franco e a bióloga Rosangela Johann.

Pauta na Câmara

O assunto foi pauta na Câmara de Vereadores, que retornou do recesso na segunda-feira. Na tribuna livre, Norberto Fell (Cidadania) questionou a situação do secretário que continuava no cargo após a condenação e fez uma crítica aos governantes estrelenses “que não conhecem ou não leem o que está na legislação municipal”.

“Temos um secretário municipal que foi condenado e via de regra tem que ser aplicada a legislação municipal. Até hoje não vi nenhuma manifestação, nem dos colegas vereadores de situação, dizendo que está regular a situação do secretário. Não é um capricho meu, é uma exigência legal. Cobramos tantos dos nossos deputados, dos nossos governantes, mas não soubemos ou não nos atrevemos a exigir que os nossos mandantes cumpram a lei local”, disse.

Fell também falou das situações precárias das praças, principalmente a do Loteamento Weber, no Bairro Cristo Rei.

“Vamos fazer cumprir a lei”

Volnei Zancanaro (PL) concordou com a posição de Fell sobre o secretário. “Nós não devemos calar e nem ter medo de ninguém. Nós estamos fazendo nosso trabalho e vamos fazer cumprir a lei”, salientou, afirmando que não daria trégua ao assunto. Até a sessão de segunda-feira, o prefeito aguardava um posicionamento do setor jurídico do município, que analisava o caso.
O parlamentar também criticou o lixo no Centro e as calçadas do município. “Será que a secretaria não tem competência para colocar um pedreiro e um servente para cuidar das calçadas?”, indagou. 

Esgoto e novo posto

O vereador Volnei Zancanaro questionou o esgoto que corre a céu aberto no Loteamento Nova Morada. “Essas pessoas enfrentam esgoto a céu aberto. Além de ser competência da Secretaria de Obras, é também da Saúde.” Já o vereador Felipe Schossler (PTB) agradeceu aos colegas pela compreensão durante o período como presidente da Casa, solicitou a limpeza do Bairro Auxiliadora e fez um convite para que sábado, às 10h, as pessoas participem da inauguração do novo Posto Central.

Crítica a políticos nas redes

O vereador Tiago Lehnen (PSDB) criticou pessoas que nas redes sociais falam mal dos políticos, mas que em outubro já anunciaram que irão concorrer ao cargo de vereador. “Isso pra mim é demagogia, quem fala mal e depois quer entrar no mesmo barco. Nossa Câmara é enxuta, todos os vereadores trabalham e não vou deixar que pessoas mal intencionadas falem mal”, disse. O parlamentar, que é suplente do vereador Marcelo Braun, fez o requerimento de licença por interesse particular, e o suplente Valderês da Rosa possivelmente será o próximo a assumir a cadeira pelo prazo de 30 dias.


Leia Também

Sem reciclagem até quarta-feira

21/02/2020

Funcionários da reciclagem foram dispensados até quarta

“Ficha limpíssima”

21/02/2020

Projeto de Fell estende, para secretários, aplicação de lei


Sugerida nova área para Canil

21/02/2020

Município prevê ampliação do espaço

Carnaval: escolas e blocos desfilam em Estrela no dia 7 de março

20/02/2020

Evento é promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo