Vale do Taquari

Igrejas são homenageadas em Sessão Solene

Câmara Municipal de Vereadores de Lajeado realiza homenagem para IECLB e IELB

25/10/2017 - Vale do Taquari

O plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Lajeado lotou nessa terça-feira (24) para a Sessão Solene alusiva aos 500 anos da Reforma Luterana. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) foram homenageadas e receberam uma placa de menção honrosa. Os presidentes da IECLB Renate Schreiner e da IELB Lorivaldo Lamb representaram as Igrejas na mesa e presentearam os vereadores com o livreto “Da autoridade secular”. Os pastores das duas igrejas falaram sobre a Reforma Luterana e Martim Lutero. A Sessão também contou com a apresentação dos coros das igrejas e no fim todos participaram de um coquetel no saguão e apreciaram a exposição do pintor e autor de gravuras Lucas Cranach.

O pastor da IECLB Eric Peter Nelson destaca que a Sessão Solene lembra que os efeitos da Reforma tiveram um impacto na vida da época e até hoje, indo além das questões internas da igreja.  Os questionamentos e lutas de Lutero impactaram a vida social, política e educacional.  “É importante lembrar que reflexos fortes disso nos acompanham nos dias de hoje também no Vale do Taquari. Muito do que somos tem influência de mudanças vindas da Reforma Luterana”, diz Nelson dando o exemplo do trabalho bem feito como uma forma de agradar a Deus, a espiritualidade vivida a partir da confiança na graça e amor de Deus sem medo dele e até a valorização do indivíduo como alguém que tem consciência e liberdade para fazer suas escolhas.

Para a pastora da IECLB Miriam Diefenthaeler é motivo de orgulho saber que podem se sentir acolhidos como igreja junto aos vereadores e vereadoras de Lajeado. “Foi lindo ver a alegria estampada no rosto do prefeito Marcelo Caumo e das pessoas que possuem a responsabilidade de decidir os rumos de nossa cidade através das propostas e projetos. Também como pastora muito me alegra as conquistas que temos em nossa IECLB através da ordenação de mulheres em todos os ministérios”, destaca a pastora, percebendo que a Reforma Luterana foi e ainda é, um intento de mulheres e homens que buscam um mundo mais justo e próximo de Deus.

De acordo com Miriam, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Lajeado muito contribuiu e tem contribuído para o desenvolvimento de Lajeado ao incentivar a busca pelo conhecimento nas escolas, o testemunho da fé, o anúncio, a denúncia e a restauração das relações. “Relembramos para todas as pessoas que Deus nos vê como somos e que a Ele cabe julgar e decidir sobre a nossa vida e salvação e a nós viver a fé que atua no amor”.

O pastor da IELB Mário Hartmann acredita que a sessão marca esse momento especial na história de Lajeado. “Como Igrejas nós comemoramos aquilo que Deus trouxe de bom, de contribuições, a volta do evangelho, o consolo, o perdão e o abraço de Deus a nós”, diz Hartmann afirmando que chegado os 500 anos o desafio de levar o Cristo para todos continua.  O pastor afirma que é preciso marcar e chamar atenção para o legado da Reforma. “Como somos herdeiros, seguiremos em frente, planejando e servindo como instrumentos que Deus espera de nós”.

O prefeito Marcelo Caumo parabeniza as Igrejas pela comemoração dos 500 anos da Reforma e afirma que a construção do município se deve principalmente ao trabalho dos alemães e italianos. “A gente percebe na comunidade essa interação entre as culturas diferentes que em Lajeado acabam se unindo. Isso que faz nossa terra tão diferente e fantástica. Que sigamos construindo juntos. É importante a harmonia de todos”.  

500 anos da Reforma Luterana

​A IECLB E IELB celebram na próxima terça-feira (31) a partir das 9h no Centro Comunitário Evangélico os 500 anos da Reforma Luterana. O Pastor Eric destaca que nesses momentos são feitas declarações para preservar e cultivar aquilo que herdaram. “Assim se constrói também a história atual e futura. Teremos uma programação que envolve integração, comunhão entre as pessoas, música, conteúdo bíblico, teatro e piquenique”, diz o Pastor Eric e afirma que cada pessoa será um ingrediente especial desse dia. “Cada um fará a diferença. Vamos promover as coisas boas da nossa história cristã, luterana e comunitária”.

 


Leia Também

Sinduscom-VT assina convenções coletivas com dois sindicatos da região

19/06/2018

Reajuste de 3% sobre salários-base de 1º de maio de 2017 foi firmado

Usina de energia fotovoltaica vai reduzir custos de 276 famílias em Teutônia

18/06/2018

Estima-se que a economia com energia seja equivalente a R$ 56.380,05 anuais


Estrelense Rosane Cardoso ocupa cadeira na Alivat

15/06/2018

Posse será no Dia do Escritor, em 25 de julho, no Teatro do Sesc