Imigrante

Imigrante declara situação de emergência por causa da estiagem

Estiagem não afetava município desde 2012

20/03/2020 - Imigrante

IMIGRANTE - O prefeito de Imigrante, Celso Kaplan, decretou Situação de Emergência nas áreas do município afetadas pela estiagem, o que não ocorria desde 2012. O decreto foi publicado terça-feira, dia 17, pois ocorreram perdas nas culturas de subsistência por conta da baixa umidade do solo, o que necessita de ações urgentes para minimizar o impacto.

De acordo com levantamento da Emater/RS-Ascar e da Secretaria da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, os maiores prejuízos são nos hortigranjeiros, fruticulturas, gado leiteiro, soja e milho silagem, com redução drástica na produtividade ou até mesmo perda total em algumas lavouras.

FALTA ÁGUA
Também ocorre escassez de água nas fontes naturais, poços artesianos, açudes, córregos e sangas desaparecendo, as quais abastecem o consumo humano e animal. Outro problema apontado é que, por conta da falta de chuva, ocorreu o corte no fornecimento de água para 22 famílias residentes em Linha Herval, e de 25 da Linha Imhoff Fundos.

CRISE
“O município poderá passar por uma séria crise financeira devido à queda na arrecadação e pela diminuição nos repasses financeiros obrigatórios por parte dos governos estadual e federal, o que vai gerar dificuldades no restabelecimento das atividades e na manutenção das famílias no trabalho rural”, diz Kaplan, que afirma que todos os recursos materiais e humanos do município foram colocados à disposição das famílias afetadas.


Leia Também

Imigrante realiza Campanha de Vacinação a domicílio

23/03/2020

Idosos acima de 60 anos estão recebendo a vacina em casa

Imigrante declara situação de emergência por causa da estiagem

20/03/2020

Estiagem não afetava município desde 2012


Inscrições abertas para concurso público e seleção pública em Imigrante

24/01/2020

São diversas vagas em áreas distintas

Imigrante é o maior em PIB per capita

20/12/2019

Dados do IBGE demonstram que Estrela teve a segunda maior queda do Vale, e deu lugar a Teutônia