Imigrante

Imigrante: R$ 2 milhões para obras de pavimentação

Projeto de lei, aprovado pela Câmara de Vereadores, permitirá financiamento para realização de obras

16/08/2019 - Imigrante

Créditos da matéria: Ana Caroline Kautzmann

Atendendo aos anseios da comunidade, Imigrante irá investir R$ 2 milhões em pavimentações. O projeto de lei, que autoriza o financiamento junto à Caixa Econômica Federal, foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara de Vereadores de terça-feira, dia 13.

“É um projeto importante para a continuação dos trabalhos de infraestrutura, que irá incluir estradas do interior e também do Centro. Ficamos felizes em estar atendendo uma reivindicação que nos foi elencada durante as reuniões do Plano Plurianual de 2017/2021, levando em conta os anseios das comunidades”, destaca o prefeito Celso Kaplan.

De acordo com o prefeito, as comunidades representam, dentro do setor primário, fortes percentuais de retorno para o município, gerando crescimento e desenvolvimento. “Daremos condições melhores de trabalho para esses produtores, que poderão aumentar a produção. Precisamos valorizar essas pessoas que fazem com que na mesa de cada um de nós, tenha alimento”, salienta.

A pavimentação permitirá melhores condições de acesso, beneficiando o escoamento da produção. Além disso, permitirá economia a longo prazo. “Iremos economizar em combustível, material como saibro e brita e manutenção em geral dessas estradas. Esses investimentos e juros que estão sendo alocados serão pagos também com esses recursos”, explica.

Produção mais atrativa

Adilson Stevens trabalha desde 1986 na produção de frangos para corte e suínos. Uma vida inteira na agricultura e também na Seca Baixa, onde reside. Para ele, o projeto significa melhorias, inclusive para a evolução do município. “Vai ficar mais atrativo para as empresas, vamos conseguir escoar melhor a nossa produção. Gosto muito daqui, vejo que a administração se esforça em buscar recursos e melhorias para a cidade”, conta.
Na propriedade, são 75 mil aves e 630 suínos na engorda. Com a chegada do asfalto, ele destaca a possibilidade de ampliação na produção. “Existe essa chance para todo mundo, porque ficamos mais próximos, o asfalto encurta distâncias e o tráfego fica mais fácil”, comenta.

Marcelo Rabaioli compartilha da mesma opinião. Produtor de sucos em Daltro Filho, destaca as dificuldades enfrentadas com o acesso atual à propriedade. “É morro, sem asfalto e com pedras. Às vezes carrego muitas frutas e preciso buscar o trator para buscar meu carro, porque não consigo subir. Tivemos transportadoras que já disseram que não fariam mais o transporte dos produtos por causa disso”, conta
Para ele, o investimento no asfalto significa a presença garantida dos clientes e um possível aumento na rentabilidade. “Vai melhorar muito, porque, com isso, a tendência é ampliar e diversificar os produtos”, salienta. 

Estradas a serem pavimentadas

Os trechos a serem beneficiados, que compreendem 17.506,99 m², são: Linha Rechts/Garibaldi, Linha Boa Vista 37, Linha Rosenthal, Linha Seca Baixa, Rua 20 de Setembro, Rua Germano Mügge e Rua do Moinho. 

Próximos passos

A autorização do projeto, aprovado na Câmara, será encaminhada agora para a CEF, que irá montar o contrato. Após a assinatura, é iniciado o processo de licitação para a obra. 




Leia Também

Imigrante é o maior em PIB per capita

20/12/2019

Dados do IBGE demonstram que Estrela teve a segunda maior queda do Vale, e deu lugar a Teutônia

Falta de energia causa prejuízos

08/11/2019

Famílias ficaram sem luz por mais de 120 horas: de quinta-feira, dia 31, até terça-feira, dia 5


Moradores de Imigrante estão sem energia desde quinta-feira

04/11/2019

Prefeitura busca soluções junto à RGE

Monumento será inaugurado neste sábado

18/10/2019

Ato ocorre às 18h, em frente à Igreja Martin Luther, na comunidade Seca Baixa